Lar Política Comício, carro de som, santinho: Campanha política começa nesta sexta-feira (16); veja o que pode e não pode
Política

Comício, carro de som, santinho: Campanha política começa nesta sexta-feira (16); veja o que pode e não pode

183
Carreatas começam a ser permitidas a partir de hoje (Foto: J. Nobre)

A partir desta sexta-feira (16) começa oficialmente a campanha paras as eleições municipais de outubro, sendo liberadas as propagandas e os pedidos de votos, na internet e nas ruas. A campanha ocorre até a véspera da votação, marcada para 6 de outubro. 

São permitidos, por exemplo, a distribuição de santinhos, as caminhadas, carreatas, os comícios, o uso de equipamentos de som e outros tipos de manifestação política, bem como a transmissão desses eventos pelas redes sociais.

Pelas regras, os candidatos podem lançar seus sites e pedir votos em perfis de rede social e aplicativos de mensagem, embora seja proibida a contratação de disparos em massa.

Também está proibido pagar para que personalidades e influenciadores veiculem propagandas de candidatos em seus perfis na internet, ainda que essas pessoas possam manifestar voluntariamente o apoio a candidatos e fazer a veiculação gratuita de material de campanha.

O impulsionamento de propagandas na internet – isto é, o pagamento por maior alcance de pessoas – está permitido sob uma série de condicionantes, entre elas a de que a plataforma a oferecer o serviço mantenha um canal de atendimento ao eleitor, por exemplo. Essas exigências fizeram empresas como o Google deixar de participar desse mercado. A big tech anunciou que neste ano não vai permitir propagandas eleitorais em suas plataformas no Brasil.

As propagandas eleitorais que começam hoje (16) não devem ser confundidas com o horário eleitoral gratuito em rádio e TV, que será transmitido de 30 de agosto a 3 de outubro. O uso desses meios de comunicação de massa é mais restrito, sendo proibida a contratação de espaço publicitário além do tempo estipulado pela Justiça Eleitoral para cada partido.

Com informações da Agência Brasil

Artigos relacionados

PolíticaÚltimas notícias

Bolsonaro não vai ter direito à saidinha de Natal: lei mudou ano passado, e Flávio Bolsonaro foi o relator

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — condenado pelo suposto plano de golpe...

PolíticaÚltimas notícias

Presidente da Câmara de Quixadá, Luiz Neto, recebe destaque nacional em gestão legislativa

O presidente da Câmara Municipal de Quixadá, Luiz Neto, foi reconhecido nacionalmente...

PolíticaÚltimas notícias

Prefeito, vice e secretários de Jaguaribara são ameaçados em carta anonima e pichações pela cidade

Vale do Jaguaribe: Clima de medo no município de Jaguaribara. O prefeito José Filho...

PolíticaÚltimas notícias

“Resolveram enfrentar a PM e perderam a vida”, afirma governador sobre ação com sete mortos no Ceará

Em pronunciamento nesta sexta-feira (31), o governador do Ceará, Elmano de Freitas,...