Lar Ceará Começa montagem de adutora do Açude Banabuiú através do projeto Malha D’Água
CearáQuixeramobimSertão Central

Começa montagem de adutora do Açude Banabuiú através do projeto Malha D’Água

209
Projeto Malha D’água é uma nova estratégia no abastecimento hídricos do Ceará (Foto: SRH Divulgação)

Região Central: Os canos que vão compôr a montagem da adutora que vai levar água do açude Banabuiú para outras sedes municipais por meio do Projeto Malha D’água, chegaram em Banabuiú na última semana. Isso indica que em breve a montagem da adutora deve começar. A informação foi confirmada pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Estado.

Segundo a Secretaria o transporte dos tubos de conexões contempla a primeira fase do projeto, anunciada ainda em 2020. Os canos já foram descarregados na última semana em Banabuiú onde será construída a primeira Estação de Tratamento (ETA) e a captação da adutora. Já foram realizados, também, os projetos executivos e hidráulicos da obra, levantamento topográfico, licenças ambientais, além dos planos pilotos de tratamento de água para definição da metodologia.

Os primeiros municípios beneficiados com o Projeto Malha D’água serão Banabuiú (sede e Laranjeiras), Jaguaretama (sede) e Solonópole (sede, Assunção, Cangati, Pasta e Prefeita Suely Pinheiro). Na segunda etapa serão beneficiados Dep. Irapuã Pinheiro (sede, Aurora, Bixio, Betânia, Marotoã e Velame) e Milhã (sede, Baixa Verde, Barra, Carnaubinha, Ipueira, Monte Grave).

Na sequência serão beneficiados Piquet Carneiro (sede, Catolé da Pista, Ibicuã e Mulungu), Senador Pompeu (sede, Bonfim, Codiá, Eng. José Lopes e São Joaquim do Salgado), Mombaça (sede e Cangati), Pedra Branca (sede e Mineirolândia) e Quixeramobim (Encantado). Na última etapa do Projeto, serão beneficiados Mombaça (Açudinho dos Costas, Boa Vista, Carnaúbas, Catolé, Cipó, Manuel Correia, São Gonçalo do Umari e São Vicente), Pedra Branca (Capitão Mor, Santa Cruz do Banabuiú e Tróia) e Tauá (Barra Nova/Bom Jesus).

Com o Malha D’água, o Estado vai adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos cearenses, com captação realizada diretamente nos mananciais com maior garantia hídrica. A primeira fase do projeto contempla a construção do sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com quase 700 km de extensão (291,61 km de adutora principal e 396,48km de ramais adutores), para fornecer água tratada para nove sedes municipais e 38 sedes distritais. O investimento é de R$ 643,3 milhões, com recursos do Governo do Ceará, obtidos por meio de contrato do Banco Mundial.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Dupla acusada de matar homem e usar crânio da vítima em rituais é condenada pela Justiça

Dois réus foram condenados pela Justiça do Ceará por envolvimento em um...

QuixeramobimÚltimas notícias

Homem é preso suspeito de tentar matar mulher com faca em Quixeramobim

Região Central: Um homem foi preso na manhã da última quarta-feira (7) em...

Sertão CentralÚltimas notícias

Banabuiú possui quatro obras de adutoras em andamento que vão beneficiar quase 400 famílias

Região Central: Quatro obras de adutoras em andamento em Banabuiú devem promover...

Eleições 2026Sertão CentralÚltimas notícias

Deputado Irapuan Pinheiro terá novas eleições para vereadores no dia 6 de dezembro

Região Central: O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) marcou para 6 de...