Lar Ceará Cogerh vai reformar estrutura de sete açudes do Ceará, entre elas a Trapiá II, em Pedra Branca
CearáNacionalSertão Central

Cogerh vai reformar estrutura de sete açudes do Ceará, entre elas a Trapiá II, em Pedra Branca

295
Investimentos devem garantir segurança na estrutura de sete barragens do Ceará (Foto: Cogerh Divulgação)

Região Central: Sete barragens de diferentes regiões do Ceará vão passar por um processo de reforma em sua estrutura, visando garantir a segurança do equipamento hídrico. Pelo menos três dessas barragens apresentaram fatores de risco em um relatório divulgado realizado no ano passado.

Uma das barragens é a Trapiá II, no município de Pedra Branca. Ela faz parte dos equipamentos que vão receber os investimentos para o processo de reforço an estrutura. Os valores serão aportados pelo Governo do Estado através da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Conforme o órgão, devem receber os serviços de recuperação as Barragens Brôco, Cipoada, Pau Preto, Poço Verde, Trapiá II, Trapiá III e Umari. A Companhia receberá as propostas de preços e os documentos de Habilitação para o objeto desta licitação, pelo critério de julgamento menor preço, em regime de execução semi-integrado, sob a forma presencial.

De acordo com a Cogerh, os serviços fazem parte do Programa de Gestão de Segurança desenvolvido pela Companhia, cujas barragens são monitoradas continuamente através de inspeções de segurança e instrumentação.

No ano passado, 19 barragens foram classificadas com prioridade máxima de intervenção em decorrência dos problemas encontrados em sua estrutura. Uma destas barragens é a do Trapiá II, localizado no município de Pedra Branca. É o único açude da Bacia do Banabuiú que apresentou problemas em sua barragem necessitando de intervenção.

Os problemas encontrados no Trapiá II foram falta de placas de aviso; erosões nos taludes de montante e jusante; rip-rap incompleto; falha na pavimentação do coroamento; canaletas quebradas; erosões na região a jusante da barragem auxiliar; árvores e arbustos na região a jusante da barragem auxiliar; erosão na base do canal de aproximação e de restituição; sinais de fadiga ou perda de resistência no concreto da estrutura de saída.

O Relatório de Segurança de Barragens é considerado o maior confiável e importante documento sobre segurança de barragens elaborado até então. Além de atender a requisitos como transparência, o documento serviu de parâmetro para a elaboração de relatórios produzidos pela Agência Nacional das Águas, entidade do Governo Federal.

Artigos relacionados

NacionalÚltimas notícias

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alteração em mais de mil arquivos de celular apreendido pela PF

A defesa do ex-banqueiro Daniel Vorcaro apresentou nesta quinta-feira (29) ao Supremo...

CearáÚltimas notícias

Justiça absolve coronel aposentado da PM acusado de abusar sexualmente do próprio filho

A Justiça do Ceará absolveu um coronel aposentado da Polícia Militar acusado...

CearáÚltimas notícias

Juíza manda fábrica de jeans em Fortaleza reintegrar 22 funcionários demitidos após vitória de Lula

Vinte e dois funcionários da fábrica de confecções Gout Jeans, em Fortaleza,...

NacionalÚltimas notícias

Aposta do Mato Grosso leva prêmio de mais de R$ 324 milhões da Mega

Uma aposta de Rondonópolis (MT) acertou as seis dezenas do Concurso 3.077...