Lar Ceará Cliente denuncia golpe com imagens feitas por IA após encomenda de fardamentos
CearáÚltimas notícias

Cliente denuncia golpe com imagens feitas por IA após encomenda de fardamentos

9
Cliente suspeita que imagem do fardamento tenha sido criada por Inteligência Artificial. Foto: divulgação

Um cliente registrou um boletim de ocorrência por estelionato após afirmar ter sido vítima de um golpe envolvendo a compra de fardamentos personalizados pela internet. O caso aconteceu após uma negociação realizada no último dia 12 de maio com uma empresa que se apresentava como fabricante de uniformes e brindes em Fortaleza.

Segundo o relato da vítima, que preferiu não se identificar, o pedido incluía cinco fardamentos personalizados, totalizando R$ 325. Inicialmente, foi pago metade do valor como entrada. Dias depois, a suposta empresa informou que as peças estavam prontas e enviou fotografias dos produtos para comprovar a produção.

Convencido pelas imagens, o cliente realizou o pagamento restante da encomenda. No entanto, durante a transferência bancária, recebeu um alerta da instituição financeira indicando que a chave vinculada ao pagamento possuía denúncias por suspeita de fraude. Ao questionar a empresa, recebeu a justificativa de que o problema estaria relacionado à conta utilizada para receber os valores.

A entrega dos produtos estava prevista para o dia 15 de maio, mas os uniformes nunca chegaram ao destino. Conforme o denunciante, após o prazo, a empresa passou a apresentar diferentes explicações para o atraso, alegando dificuldades no processo de entrega.

Mesmo desconfiando da situação, o cliente afirmou que continuava recebendo respostas da empresa nas mensagens, o que inicialmente afastou a suspeita imediata de golpe.

Com o passar dos dias, a vítima percebeu indícios de que as imagens enviadas poderiam ter sido produzidas com o uso de Inteligência Artificial. Segundo ele, até mesmo a fachada do suposto estabelecimento apresentava sinais de manipulação digital.

Procurada pela reportagem, a empresa informou apenas que todas as informações sobre o caso já haviam sido repassadas ao cliente. Em nota, a Polícia Civil do Ceará confirmou que investiga as circunstâncias de um possível crime de estelionato praticado em ambiente virtual.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Motorista perde controle durante travessia e carro cai em riacho na zona rural de Mombaça

Região Central: Um carro acabou dentro de um riacho após um incidente...

PolicialÚltimas notícias

Mãe de aluna agride professora dentro de escola municipal em Morada Nova

Um grave episódio de violência chocou a comunidade escolar do distrito de...

PolicialÚltimas notícias

Operação da Polícia em Canindé apreende veículos de divulgadores do ‘Jogo do Tigrinho’

A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (21), uma operação no...