Lar Ceará Chuvas garantem recarga de 400 milhões de metros cúbicos ao açude Pedras Brancas
CearáQuixadá

Chuvas garantem recarga de 400 milhões de metros cúbicos ao açude Pedras Brancas

160
Reservatório que abastece quixadá teve bons aportes no fim de semana (Foto: Neném da Pedras Brancas/arquivo pessoal/Facebook)

Quixadá: As chuvas começam a mostrar seus primeiros resultados nos açudes. Muitos já estão sangrando e outros, que embora ainda não estejam vertendo água, já apresentam um percentual de acúmulo satisfatório. É o caso do Pedras Brancas, responsável pelo abastecimento de Quixadá.

De acordo com os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), somente no último fim de semana, o açude ganhou um aporte de 400 milhões de metros cúbicos de água. Em termos percentuais, isso significa 4,97% a mais de volume de hectômetros por metros cúbicos.

Na última quinta-feira (16), o reservatório possuía 6,28% de acumulado. No último domingo esse percentual chegou a 7,37%, fazendo a cota do Pedras Brancas chegar à margem de 113,80 metros de acumulado.

As chuvas tem alterado positivamente o cenário hidrográfico em muitas bacias. Na semana passada as precipitações na região Sul do estado fizeram o Rio Salgado correr com intensidade, levando bons volumes ao Castanhão, maior reservatório do Ceará.

Atualmente a Bacia do Banabuiú, que possui mais de 20 açudes e onde está inserido o Pedras Brancas, armazena 11,56% de acumulado. Os dados foram atualizados até este domingo (19). Em todo o estado o volume acumulado nos 156 açudes administrados pela Cogerh chega a 33,3%.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, anuncia afastamento da prefeitura para tratamento médico

Quixadá: O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, anunciou nesta sexta-feira (5), por...

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá mantém fama de “terra dos ETs” e segue como referência da ufologia no Brasil

Quixadá: Conhecida nacionalmente pelos seus imponentes monólitos, a cidade de Quixadá também...

QuixadáÚltimas notícias

Helicóptero da Ciopaer realiza resgate de agricultor após infarto em Quixadá

Região Central: Um agricultor de Quixadá precisou ser transportado às pressas por...

CearáÚltimas notícias

Criança de um ano e dois meses morre engasgada com caroço de ata no interior do Ceará

Uma criança de um ano e dois meses de vida, morreu engasgada...