Lar Ceará Chuva acabou, e agora? Quantos açudes ainda estão sangrando no Ceará?
CearáQuixeramobimSertão Central

Chuva acabou, e agora? Quantos açudes ainda estão sangrando no Ceará?

244
Apesar do fim do período chuvoso, número de açudes sangrando ainda é satisfatório (Foto: Cogerh)

Passados cinco dias do fim do período oficial de chuvas no Ceará, ainda há município com açudes em sangria, e não são poucos. De acordo com o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), 46 açudes ainda estavam sangrando, até a manhã desta quarta-feira (5).

Esse cenário reforça o que os números já tinham mostrado duas semanas atrás: o estado possui uma de suas melhores reservas hídricas dos últimos dez anos. O período de chuvas que vai de fevereiro a maio, provocou um aporte responsável por elevar a cota hídrica do Ceará a 56%.

Para se ter uma ideia do quão bom foram as chuvas para os açudes, um exemplo pode ser visto no Banabuiú, terceiro maior reservatório do estado e que fica na região do Sertão Central. Doze anos atrás o Arrojado Lisboa estava praticamente seco, e agora está com quase metade de sua cota total. Segundo a Cogerh, o açude detém 42,83% de sua reserva hídrica.

Outros cinco açudes da Bacia do Banabuiú, que mapeia os reservatórios na região Centro, estão com cota em 100%. São eles o Umari, em Madalena; Poço do Barro, em Morada Nova, o Quixeramobim, que fica no município, além do Foguareiro e o São José I, em Boa Viagem.

De acordo com o Portal Hidrológico da Cogerh, outros 36 açudes estão com volume acima de 90% e podem sangrar a qualquer momento, mas a essa altura, com o fim do período chuvoso, as chances são remotas. Outros 20 ainda permanecem em situação preocupante, e estão abaixo dos 30%.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Estudante de medicina morre após colisão entre carro e caminhão na CE-138, em Morada Nova

Uma colisão envolvendo um carro e um caminhão terminou com a morte...

Sertão CentralÚltimas notícias

Banabuiú distribui mais de 3 mil kits de fardamento a alunos da rede municipal de ensino

Região Central: O Governo Municipal de Banabuiú concluiu a entrega de mais de...

Sertão CentralÚltimas notícias

Nenhum município do Sertão Central apresenta risco transmissão de casos de dengue

Região Central: Nenhum dos 18 municípios do Sertão Central aparece na relação das...