Lar Ceará Ceará vence o Grêmio e dá ‘olé’ no Olímpico
CearáEsportes

Ceará vence o Grêmio e dá ‘olé’ no Olímpico

14

ceara_logoPoucos torcedores assistiram à derrota em casa e pediram a saída de Roth.

Contra um adversário sem nenhuma perspectiva ou ambição nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, o Ceará ganhou energia para seguir na luta contra o rebaixamento. No início da noite deste sábado, no Estádio Olímpico, a equipe visitante derrotou o Grêmio por 3 a 1, pela 36ª rodada.

Felipe Azevedo marcou os três gols cearenses. Douglas fez o da honra gremista. Agora com 38 pontos, o Ceará ainda está na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, e torce contra o Cruzeiro – com a mesma pontuação, uma posição acima – que enfrenta o Atlético-PR neste domingo. O Grêmio permanece no 11º lugar, com 47.

As duas equipes voltam a jogar às 17h do próximo domingo, pela penúltima rodada do Brasileirão. O Grêmio recebe o Atlético-GO em Porto Alegre, e o Ceará abre as portas do Presidente Vargas ao Cruzeiro, em confronto direto para deixar o Z-4.

Um do centroavante

Sem Fábio Rochemback e Escudero, Celso Roth abriu mão do habitual 4-2-3-1, e distribuiu o Grêmio no 4-4-2 com o meio-campo reproduzindo o desenho de um losango, a partir do recuo de Marquinhos à faixa dos volantes Fernando e Adilson. A estratégia, no entanto, não funcionou.

Dimas Filgueiras cumpriu a promessa de escalar o Ceará no 4-3-3, conseguindo equilibrar a posse de bola com os anfitriões, e acelerando bons contra-ataques pelos lados. Em um deles, Osvaldo enfileirou marcadores e brindou Felipe Azevedo com uma bela assistência, aos 28: 1 a 0.

Imediatamente, do banco de reservas Roth ordenou a reconstituição do 4-2-3-1. E o Grêmio reagiu. Nove minutos depois, Douglas reprisou Osvaldo, deixou um batalhão de adversários para trás, tabelou com Leandro e André Lima na passagem, e empatou.

Mais dois do centroavante

Mas não tardou para o Ceará recuperar a vantagem. No primeiro lance, praticamente, da etapa final, Thiago Humberto foi derrubado por Rafael Marques. Na área gremista. E Felipe Azevedo, na cobrança do pênalti, fez 2 a 1 para os visitantes.

O mesmo Felipe Azevedo, aos 12, chutou duas vezes a gol. Na primeira Victor defendeu, mas na segunda o camisa 1 do Grêmio foi encoberto por belo chute. Três para o Ceará, três dele. Justificando a profissão com a qual se apresenta: centroavante.

Nas arquibancadas, os apenas 7.130 torcedores – menor público do Olímpico neste Campeonato Brasileiro – anteciparam a saída, e debandaram. Os poucos remanescentes vaiaram os jogadores do Grêmio, gritaram “olé” para as tabelas do Ceará, e pediram a saída do treinador:

– Adeus, Roth! Adeus, Roth!

Nos acréscimos, Miralles conseguiu um pênalti derradeiro, reclamando mão do defensor ao tentar o drible. O próprio atacante argentino cobrou, mas acertou a trave.

 Do G1.

 

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

‘Seca verde’: entenda o fenômeno que muda a paisagem mas que não traz fartura no campo

Repare: a paisagem está verde ao invés do tradicional cinza amarronzado que...

CearáÚltimas notícias

Ceará investiga caso suspeito de gripe aviária em criação de quintal no interior do estado

Um caso de suspeita de gripe aviária está sendo investigado no município...

CearáÚltimas notícias

Há 15 dias para fim da quadra chuvosa, Ceará ainda tem 38 açudes sangrando

Há 15 dias para o fim do período oficial chuvoso no Ceará,...