Lar Ceará Ceará encerra quadra chuvosa com maior quantidade de açudes sangrando desde 2009
Ceará

Ceará encerra quadra chuvosa com maior quantidade de açudes sangrando desde 2009

278
Ceará encerra quadra chuvosa com maior quantidade de açudes sangrando desde 2009. — Foto: Secretaria de Recursos Hídricos/ Divulgação

O Ceará encerrou sua quadra chuvosa, que vai de fevereiro a maio, com resultados positivos impressionantes em seus reservatórios de água. De acordo com dados divulgados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) nesta sexta-feira (7), o estado viu 77 açudes sangrarem durante o período, o melhor desempenho desde 2009, quando 111 açudes transbordaram. O volume atual acumulado de 10,54 bilhões de metros cúbicos, correspondente a 56% da capacidade total distribuída em 157 reservatórios, é o maior desde 2012.

As bacias hidrográficas do Ceará refletem esses aportes robustos, com várias regiões alcançando níveis de armazenamento “muito confortáveis”. Regiões como Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana, Serra da Ibiapaba, Salgado e Baixo Jaguaribe registraram volumes superiores a 70%, destacando-se o Baixo Jaguaribe e o Litoral, que atingiram 100% da capacidade. A recuperação significativa na região do Curu, que saiu de 26% no início do ano para 66% agora, é outro indicativo positivo da quadra chuvosa.

Entre os maiores reservatórios do estado, o Açude Orós, o Banabuiú e o Castanhão registraram aumentos consideráveis em seus volumes. O Orós, por exemplo, subiu de 4,7% em 2020 para 74% atualmente. Já o Banabuiú, que esteve quase seco entre 2015 e 2018, registrava 42% no início deste ano e agora está com volumes confortáveis. O Castanhão, que chegou a apenas 2,1% em 2018, agora tem 36%, o maior nível desde 2014. A Cogerh ressaltou que, pelo quinto ano consecutivo, o Castanhão não precisará enviar água para a região metropolitana de Fortaleza, graças ao bom volume acumulado nos açudes Pacoti, Pacajus, Riachão e Gavião. No entanto, o alerta permanece para a bacia dos Sertões de Crateús, com menos de 25% da capacidade, e outros 20 reservatórios do estado que apresentam volumes abaixo de 30%.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Ceará encerra quadra chuvosa de 2026 com quase 54% de nível de armazenamento nos açudes

Os açudes cearenses encerraram a quadra chuvosa de 2026 com 53,82% da...

CearáÚltimas notícias

Quadra chuvosa no Ceará termina com índices considerados dentro da média esperada

A quadra chuvosa de 2026 terminou dentro da média histórica no Ceará,...

CearáÚltimas notícias

Adolescente de 13 anos desaparece no açude Orós após tentar salvar namorada que estava se afogando

Um adolescente de 13 anos segue desaparecido nas águas do Açude Orós,...

CearáÚltimas notícias

Polícia investiga envenenamento em água para matar professora em escola no interior do Ceará

A Polícia Civil do Ceará investiga uma suspeita de tentativa de homicídio...