Lar Sertão Central Casa Viver com Cor garante atendimento multiprofissional e especializado a crianças neurodivergentes em Banabuiú
Sertão CentralÚltimas notícias

Casa Viver com Cor garante atendimento multiprofissional e especializado a crianças neurodivergentes em Banabuiú

840

O tratamento e acompanhamento de crianças neurodivergentes em Banabuiú já é feito de forma profissional e com equipe especializada. O município deu início ao funcionamento da casa Viver com Cor, espaço que reúne uma equipe multiprofissional focada no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na primeira semana de atendimentos da Casa Viver com Cor mais de 100 crianças receberam atendimento, e já estão sendo acompanhadas pelo serviço que oferece atendimento com psiquiatra, neuropediatra, psicólogo e outros profissionais que compõem a equipe multiprofissional, como terapeuta ocupacional, psicopedagogas, assistente social e Nutricionista.

“É um serviço muito importante com foco na atenção do cuidado, nossa equipe de profissionais foca no neurodesenvolvimento. Isso gera a oportunidade para as crianças terem acesso a determinados atendimentos que são de necessidade, bem como uma equipe preparada para observar e trazer o primeiro diagnóstico”, explica Fernanda Araújo, psicóloga e coordenadora da Casa Viver com Cor.

O serviço foi uma das promessas de campanha do prefeito de Banabuiú, Marcílio Coelho, e após uma série de ajustes para efetivar o seu pleno funcionamento, já está oferecendo os atendimentos para um público que há tempos cobrava por este tipo de atendimento no município.

As consultas com psiquiatra ocorrem duas vezes por mês, já as consultas com o neuropediatra acontecem uma vez a cada 30 dias. Os psicólogos atendem diariamente. A expectativa é que cerca de 50 atendimentos de psicologia sejam oferecidos de forma gratuita, por semana. A demanda é grande, reconhece Fernanda, “mas já estamos conseguindo dar os primeiros passos e atender a um público muito satisfatório”, pontua.

A coordenadora lembra que iniciar um serviço do zero, é um enorme desafio, sobretudo frente ao atual momento em que crianças e adolescentes com neurodivergência já formam um público mais numeroso do que em anos anteriores. Mas ela reforça o compromisso e o empenho da equipe para garantir aa efetividade e excelência do serviço. “Nossa Casa Viver com Cor tende a crescer, gradualmente vai se estabilizar e com isso a gente vai dando oportunidade para as nossas crianças banabuienses”, avalia Fernanda.

Artigos relacionados

NacionalÚltimas notícias

Fatalidade: Corpo é encontrado carbonizado dentro de forno de carvoaria em Minas Gerais

Um corpo foi encontrado dentro do forno de uma carvoaria na zona...

Eleições 2026Últimas notícias

Pesquisa Datafolha aponta 2º turno e mostra Lula com 48% e Flávio Bolsonaro com 43%

Eleições 2026: A nova rodada da pesquisa DataFolha com intenção de votos...

PolicialÚltimas notícias

Ex-prefeito de Assaré dirigia carro que atropelou e matou Padre Sebastião em Ibaretama

Região Central: O motorista que conduzia o veículo que atropelou e matou...