Lar Quixadá Casa de Saberes Cego Aderaldo abre inscrições para oficina gratuita de xilogravura em Quixadá
QuixadáÚltimas notícias

Casa de Saberes Cego Aderaldo abre inscrições para oficina gratuita de xilogravura em Quixadá

196
Sessão de fotos com Mestre Stenio Diniz. Foto: divulgação

A Casa de Saberes Cego Aderaldo abre inscrições para a Oficina “Arte e Memória na Xilogravura” com o Mestre Stênio Diniz, uma imersão no universo da arte de gravar na madeira, expressão simbólica e potente da cultura popular nordestina. Durante o encontro, Mestre Stênio conduzirá os participantes por todo o processo criativo, da escolha da madeira à impressão final, compartilhando saberes técnicos e narrativas que atravessam gerações. A proposta é integrar história, técnica e sensibilidade: além de aprender a manusear ferramentas e entender os diferentes tipos de entalhe, os participantes serão convidados a produzir suas próprias gravuras e refletir sobre a simbologia e os significados presentes na xilogravura popular.

A oficina começa com uma contextualização histórica da xilogravura e segue com demonstrações práticas que explicam, passo a passo, as técnicas essenciais da produção sempre em ritmo acessível e com espaço para dúvidas. Em seguida, haverá prática mediada, quando cada participante poderá experimentar os materiais e consolidar os conhecimentos em pequenos projetos que culminam em impressões finais. Mais do que uma oficina técnica, trata-se de um encontro com a memória viva do Cariri: José Stênio Silva Diniz, nascido em 1953, cresceu imerso no universo gráfico da família. Neto de José Bernardo da Silva, fundador da Folhetaria Silva em 1932, estamparam-se, ao longo do tempo, as páginas que deram voz à literatura de cordel, Stênio carrega a tradição herdada da transformação da Folhetaria na Tipografia São Francisco, uma das maiores produtoras de cordéis do país, e traduz essa herança em prática artística e ensino.

A oficina terá duração total de 12 horas-aula, distribuídas em três períodos: no dia 31 de outubro, das 14h às 18h (4 horas-aula); no dia 1º de novembro, das 08h às 12h (4 horas-aula) e das 14h às 18h (4 horas-aula), todas as pessoas participantes terão um kit básico de xilogravura. As atividades ocorrerão na varanda da Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá/CE, e são destinadas a artistas, estudantes e público interessado em conhecer ou aprofundar-se na linguagem da xilogravura. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas, o que torna recomendável a inscrição antecipada para garantir participação. A oficina é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e da Casa de Saberes Cego Aderaldo, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Dois irmãos são presos com duas toneladas de fios furtados de companhia de energia

A Polícia Civil do Ceará prendeu em flagrante dois irmãos suspeitos de...

Sertão CentralÚltimas notícias

Ibaretama recebe a Peregrinação da Cruz Jubilar entre os dias 25 de outubro e 1º de novembro

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ibaretama, se prepara para viver um...

QuixadáÚltimas notícias

Na mesma semana, Ricardo Silveira entrega mercado reformado e reabre Centro Cirúrgico do Eudásio Barroso

Quixadá: Promessa de campanha e aguardada pela população de Quixadá, duas importantes...

CearáÚltimas notícias

Justiça condena Enel por demorar a atender pedido de ligação de energia a consumidor em Canindé

Sertões de Canindé: A 1ª Vara Cível da Comarca de Canindé condenou...