Lar Internacional Carla Zambelli é transferida de cela na Itália após relatar agressões de outras detentas
InternacionalÚltimas notícias

Carla Zambelli é transferida de cela na Itália após relatar agressões de outras detentas

683

A ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), atualmente presa na Itália, foi removida de sua cela após relatar ter sofrido agressões cometidas por outras detentas na unidade prisional onde cumpre sua pena. A transferência foi feita a pedido da defesa da ex-parlamentar, diante de repetidos episódios de violência dentro da prisão em Roma.

Segundo o advogado Fábio Pagnozzi, Zambelli foi vítima de ataques de outras presas em várias ocasiões antes de setembro deste ano, o que motivou pedidos formais de mudança de cela e de andar no presídio. Inicialmente, a administração da unidade teria rejeitado os pedidos, alegando alta rotatividade de detentas, mas acabou concordando com a transferência após nova solicitação da defesa.

Fontes ligadas ao caso indicam que a instabilidade na cela — com entradas e saídas frequentes de outras detentas — teria contribuído para a hostilidade direcionada a Zambelli. Em relatos à defesa, a ex-deputada mencionou que algumas colegas de prisão “a estranhavam”, gerando tensão no convívio diário.

A defesa também afirmou que, apesar das agressões, não houve registro oficial de lesões graves na unidade prisional e que os episódios foram tratados internamente. Ainda assim, a troca de cela foi autorizada para resguardar a segurança da ex-parlamentar.

Zambelli foi condenada no Brasil por crimes relacionados à invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à perseguição armada, com penas que somam mais de 15 anos de prisão. Após as condenações transitarem em julgado, ela deixou o país e acabou presa na Itália em julho de 2025, onde aguarda os desdobramentos do processo de extradição.

Em dezembro, a ex-deputada renunciou ao mandato federal, que havia sido alvo de tentativa de cassação pelo plenário da Câmara dos Deputados. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a perda imediata do mandato em razão de irregularidades na deliberação da Casa Legislativa.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Ônibus escolar tomba ao desviar de buraco em estrada rural de Ocara e assusta estudantes

Um ônibus escolar que transportava alunos tombou na manhã desta quinta-feira (30)...

PolicialÚltimas notícias

Um dos suspeito de decepar mãos de jovem com foice é preso horas após o crime em Quixeramobim

Quixeramobim: Um dos suspeitos de participação na tentativa de feminicídio contra uma...

PolicialÚltimas notícias

Jovem tem mãos decepadas com foice pelo namorado em tentativa de feminicídio em Quixeramobim

Quixeramobim: Uma jovem foi vítima de uma tentativa de feminicídio na madrugada...