Lar Ceará Campus de Quixadá do IFCE realiza o III Setembro Azul com palestras e roda de conversa
CearáInternacionalNacionalQuixadá

Campus de Quixadá do IFCE realiza o III Setembro Azul com palestras e roda de conversa

220

Região Central: O campus de Quixadá realiza, a partir de amanhã (26) e até sexta-feira (27), a terceira edição do Setembro Azul. A data 26 de setembro marca o Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). A programação será realizada no auditório do campus e inclui palestras e roda de conversa.

A programação tem início às 14h com a palestra “Expressões Artísticas na Cultura Surda”, ministrada pela professora Lyvia Cruz, do campus de Camocim. Em seguida, às 15h30, a palestra será sobre “Literatura Surda e Mundo dos Surdos”, com Renata Freitas, professora de Libras da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na sexta-feira, a programação continua no período da noite. A partir das 19h, será realizada a roda de conversa “Experiências e desafios em Quixadá”, moderada por Marlúcia Andrade, professora do Centro Formai, Lucas Ferreira, estudante da Unicatólica, Suziane Cristina, estudante do IFCE campus de Quixadá, e Luiz Carlos Nunes, professor do IFCE campus de Quixadá.

O que é o Setembro Azul?

O mês de setembro é mundialmente comemorativo, pois é repleto de datas que refletem a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda. Datas de destaque:

– Dias 6 e 11 de setembro: marco triste para esta comunidade, lembrança do Congresso de Milão (1880), no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.

– Dia 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. Francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro.

– Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.

– Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.

Artigos relacionados

NacionalÚltimas notícias

Planta ‘quebra-pedra’ será utilizada em remédio distribuído pelo SUS

A planta conhecida popularmente como quebra-pedra será incorporada ao Sistema Único de...

CearáÚltimas notícias

Quase 1.000 casos de síndrome respiratória aguda grave são registrados em apenas um mês no Ceará

O Ceará contabilizou 969 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em...

CearáÚltimas notícias

Entenda porque a alta do petróleo no exterior não justifica aumento imediato da gasolina em postos

O aumento recente do preço do petróleo no mercado internacional não justifica,...

CearáÚltimas notícias

Prazo final para IPVA 2026 no Ceará: segunda parcela vence nesta sexta (13)

A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)...