Lar Nacional Bancos fazem mutirão para renegociar dividas com cheque especial e cartão de crédito
Nacional

Bancos fazem mutirão para renegociar dividas com cheque especial e cartão de crédito

33
Dividas serão negociadas com condições especiais (Foto: Marcos Santos/Usp)

Entre os dias 1º e 31 de março, o consumidor terá a oportunidade de negociar com bancos as dívidas que estiverem em atraso pelo Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

Durante a negociação, serão oferecidos descontos e prazos especiais de pagamento da dívida, a critério de cada instituição, que define as regras e condições a serem ofertadas.

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis).

A negociação pode ser feita diretamente com o banco ou financeira usando os canais oficiais da instituição ou pelo portal Consumidor.gov.br, que o consumidor acessa por meio de sua conta Gov.br prata ou ouro.

Na página sobre o Mutirão Nacional, criada para orientar o consumidor sobre como participar da campanha, há vídeos mostrando o passo a passo sobre como acessar o portal, encontrar a instituição e abrir o pedido de negociação.

No último Mutirão realizado em entre 1º e 30 de novembro de 2022, 2,325 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos, trazendo alívio financeiro imediato para consumidores endividados. Com isso, chegou a 24,3 milhões o número total de contratos em atraso repactuados pelo sistema bancário no período da pandemia, entre março de 2020 e novembro de 2022, que superam R$ 1,3 trilhão em saldo devedor e R$ 200 bilhões em parcelas suspensas.

Artigos relacionados

NacionalÚltimas notícias

CPI das Bets pede indiciamento de Virginia, Deolane e outros influenciadores

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) protocolou nesta terça-feira (10) o relatório final...

Nacional

Por que a Toyota Hilux continua sendo referência entre as picapes?

A hilux é uma das picapes mais emblemáticas do mercado automotivo brasileiro....

NacionalÚltimas notícias

Qual o melhor horário para usar a máquina de lavar e pagar menos na conta de luz?

A máquina de lavar, embora essencial no cotidiano, pode representar um dos...

NacionalÚltimas notícias

Alexandre de Moraes converte de preventiva para definitiva prisão de Carla Zambelli

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou neste sábado...