Lar Ceará Banabuiú: Programa Hora de Arar se prepara para iniciar atividades em 2021
CearáSertão Central

Banabuiú: Programa Hora de Arar se prepara para iniciar atividades em 2021

66
Edinho Nobre em reunião na última semana, tratando sobre o início do Programa (Foto: Rafael Fernandes)

Região Central: Com a previsão da chegada da estação chuvosa no Ceará, o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, reuniu-se no último dia 15 de janeiro, com os secretários de Agricultura e Planejamento, representantes de vereadores e tratoristas para alinhar as ações do maior programa de fortalecimento da agricultura de Banabuiú, o Hora de Arar.

O encontro tratou de práticas de aperfeiçoamento do programa, que visa maior produtividade e resultado no campo e na mesa do pequeno agricultor. Entre os anúncios feitos durante o encontro, o prefeito Edinho Nobre destacou a aquisição de oito motocicletas do tipo Bros para que os técnicos envolvidos no programa, possam chegar até as localidades sem problemas de logística.

Por ser de iniciativa municipal, o Hora de Arar utiliza recursos próprios para a realização das atividades. Segundo o Secretário de Agricultura, Glauco Brito, o programa atende mais de 1.500 pessoas em todo o território de Banabuiú e neste ano de 2021 irá investir uma média de meio milhão de reais. Atualmente, o projeto conta com 08 técnicos, 01 agrônomo, 01 médico veterinário, além dos fiscais.

Em 2021 o projeto tende a ficar mais robusto e fomentar ainda mais as atividades da agricultura familiar do município. “Para mim, o mais importante é ver o homem do campo crescendo. Se o sertão está bem, a cidade cresce”, ressalta o prefeito Edinho.

O gestor municipal também destaca o apoio que tem recebido da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará – EMATERCE, no sentido de auxiliar os pequenos produtores com assistência técnica especializada e na elaboração de projetos para requerimento de financiamento, junto a rede bancária.

O Hora de Arar

É um programa municipal de apoio ao pequeno agricultor, executado com recursos próprios visando beneficiar o homem do campo na aração da terra. Cada agricultor cadastrado e selecionado pelo programa, tem sua terra arada de forma gratuita. Esta ação permite a redução nos custos, menor tempo de trabalho, maior produção e qualidade de vida para o agricultor.

Em contrapartida, os beneficiados são convidados de forma voluntária a doar para o banco de sementes uma pequena amostra, visando a continuidade das ações em demais programas como o Hora de Plantar. Uma equipe técnica local planeja e executa todo o programa.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Oportunidade: Governo do Ceará abre inscrições para CNH Popular com vagas gratuitas

O governo do estado do Ceará anunciou que abriram nesta quinta-feira (6)...

Sertão CentralÚltimas notícias

Show com padre Fábio de Melo é confirmado em festa da padroeira de Madalena

Região Central: O encerramento dos Festejos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira...

Sertão CentralÚltimas notícias

Casal de idosos morre no mesmo dia após 70 anos de casamento em Pedra Branca

Um amor que resistiu ao tempo e que, segundo familiares, “nem a...

CearáÚltimas notícias

Maria e Francisco lideram lista de nomes mais populares do Ceará, segundo o IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (4)...