Lar Sertão Central Bacia do Banabuiú entra em nível de Escassez Hídrica e Cogerh emite alerta
Sertão CentralÚltimas notícias

Bacia do Banabuiú entra em nível de Escassez Hídrica e Cogerh emite alerta

843
Açude Arrojado Lisboa no município de Banabuiú (Foto: Deyved Viana)

Região Central: A Bacia do Banabuiú, conjunto de açudes que estão situados a grande maioria na região do Sertão Central, está em alerta. A Bacia encontra-se em um nível considerado de escassez hídrica, segundo detalhamento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos.

A Companhia chegou a emitir um documento para formalizar o nível de atenção hídrica.

Segundo a Cogerh escassez hídrica é o estado de uma bacia quando ela acumula menos de 30% de sua capacidade total. Isso não significa que os açudes estão cada um com 30% ou que estejam secos. É a somatória do armazenado em todos esses reservatórios que indicam esse nível.

O texto alerta para a situação de abastecimento delicada nos açudes dessas três bacias, e permite medidas como a suspensão temporária de outorgas para irrigação ou uso industrial, perfuração emergencial de poços, transporte de água por carros-pipa, entre outras.

Apesar de reconhecer o cenário preocupante nessas três bacias, a SRH ressalva que os níveis atuais dos reservatórios são suficientes para atender as demandas de todos os setores da sociedade até a próxima quadra chuvosa, sem riscos de racionamento de água ou falta de abastecimento.

Nesse caso, a declaração de situação de escassez é apenas um ato preventivo, para que se a situação venha a piorar, o Estado possa adotar as medidas necessárias para garantir o abastecimento humano e dessedentação animal, como é estabelecido por lei.

Com informações do Jornal O Povo

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Após resgate, idosa que trabalhou 55 anos sem salário deixa residência de empregadores

A idosa de 62 anos resgatada em condições análogas à escravidão em...

PolicialÚltimas notícias

Operação do MPCE mira organização criminosa e cumpre mandados em Quixadá e Itaitinga

O Ministério Público do Ceará, por meio do Grupo de Atuação Especial...

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá recebe oficina gratuita sobre educação financeira, golpes e investimentos em setembro

Região Central: Moradores de Quixadá terão uma oportunidade gratuita para aprender mais...

PolicialÚltimas notícias

Mulher condenada por participação em assassinato ocorrido em Quixadá é presa após 15 anos foragida

Silmara Adelia do Vale Menezes, de 49 anos condenada por participação no...