Lar Sertão Central Área de Seca volta a crescer no Ceará em abril e Sertão Central é região mais afetada
Sertão CentralÚltimas notícias

Área de Seca volta a crescer no Ceará em abril e Sertão Central é região mais afetada

564
Cenário traz prejudica o plantio, dificulta o crescimento de frutas e verduras e prejudica o pasto (Foto: divulgação)

Região Central: A seca voltou a avançar no Sertão Central e em outras regiões do Ceará, refletindo os efeitos de uma quadra chuvosa com volumes abaixo da média em 2024. É o que aponta o mais recente mapa do Monitor de Secas, divulgado na última sexta-feira (16).

De acordo com o levantamento, a situação se agravou de março para abril. A área do Ceará sem registro de seca caiu de 80,04% para apenas 45,08%. Isso significa que mais da metade do território cearense voltou a conviver com a seca.

No mesmo período, a condição de seca fraca que em março afetava 19,96% do estado, subiu para 54,92% em abril. O levantamento também identificou 1,54% de seca moderada, condição que não era registrada desde dezembro de 2023.

Os efeitos são especialmente sentidos no Sertão Central, uma das regiões mais afetadas, junto com áreas do sul do estado. A baixa precipitação durante os meses mais esperados da quadra chuvosa comprometeu atividades como o plantio, a recuperação de pastagens e o abastecimento hídrico das propriedades rurais.

O levantamento do Monitor de Secas alerta que a situação gera impactos de curto prazo, como redução no desenvolvimento de culturas agrícolas, além de prejuízos à pecuária, com a falta de pasto suficiente para os animais.

A análise é baseada nos dados de abril e reflete o acúmulo de chuvas muito abaixo do esperado, sobretudo em municípios do Sertão Central, que entraram na quadra chuvosa de 2024 com expectativa de recuperação dos reservatórios, mas tiveram volumes bem abaixo da média histórica.

O Monitor de Secas é uma ferramenta oficial de acompanhamento das condições de estiagem no país, com atualização mensal. O projeto é coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na análise dos dados no estado.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Homem é preso após jogar pedra e quebrar vidro de viatura policial no Ceará

Um homem em situação de rua foi preso na tarde desta quarta-feira...

PolicialÚltimas notícias

Operação “Irmão Lobo” prende suspeitos de fraude em concurso da Polícia Civil do Ceará

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas...

PolicialÚltimas notícias

Filha é condenada por se apropriar da aposentadoria da mãe idosa em Quixadá

A Justiça condenou Ana Cristina de Araújo a 2 anos, 8 meses...

QuixadáÚltimas notícias

Irmãos que atacaram jovem de Quixeramobim que teve mãos decepadas são transferidos da cadeia de Quixadá

Os irmãos Evangelista Rocha dos Santos, 34, e Ronivaldo Rocha dos Santos,...