Região Central: Vários animais foram encontrados mortos nas proximidades do fórum e do centro de Pedra Branca, no interior do Ceará, em um possível caso de envenenamento em série. A denúncia foi feita pela ONG Anjos de Rua, que atua na defesa e cuidado de animais abandonados no município.
De acordo com a entidade, os casos ocorreram em áreas de grande circulação e proximidade com prédios públicos, gerando preocupação entre moradores e ativistas. A ONG pede que qualquer pessoa com informações sobre os autores dos envenenamentos denuncie às autoridades locais.
O caso foi alvo de repercussão na emissora de rádio da cidade. A população tem observado o perfil destemido dos autores do possível crime, tendo em vista que os animais foram mortos próximo ao local de trabalho do Juiz e Promotor. A vereadora Aninha, do município de Pedra Branca, e representantes da ONG, fizeram um boletim de ocorrência para denunciar o caso à Polícia Civil.
A prática de envenenar ou maltratar animais é crime no Brasil. A Lei nº 14.064/2020 prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para maus-tratos a cães e gatos, além de multa e proibição da guarda do animal. Se houver morte, a punição pode ser agravada.
A ONG também reforça a importância do envolvimento da população na proteção dos animais e no combate aos maus-tratos, apelando para que mais denúncias sejam feitas e que a legislação seja cumprida. O caso está sendo acompanhado por ativistas, que cobram investigação das autoridades competentes.