Lar Internacional Alunas de escola pública de Pedra Branca são premiadas com 1º lugar em evento científico nos Estados Unidos
InternacionalNacional

Alunas de escola pública de Pedra Branca são premiadas com 1º lugar em evento científico nos Estados Unidos

289
Estudantes levaram cinco mil dólares pelo primeiro lugar na categoria (Foto: divulgação Seduc)

Região Central: As estudantes Kalyne Pereira e Lauanda Lima, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antonio Rodrigues de Oliveira, em Pedra Branca, foram premiadas na Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), evento científico realizado nos Estados Unidos.

As jovens estiveram em Dallas, no estado americano do Texas, expondo o projeto “Filtro ecológico de baixo custo para o tratamento de água, feito à base de carvão ativado proveniente da biomassa da jurema preta (Mimosa hostilis)”.

Alunas foram acompanhadas do professor, e receberam cinco mil dólares pelo primeiro lugar na categoria (Foto: divulgação/arquivo pessoal)

O projeto apresentado pelas estudantes tem o objetivo de aumentar o acesso à água potável em localidades onde o recurso natural é escasso. O trabalho, conforme Kalyne, aponta uma alternativa barata e fácil para o tratamento da água.

A iniciativa, que já havia ficado em 1º lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2023, agora recebe reconhecimento internacional, obtendo destaque no Special Award, cerimônia em que honrarias são concedidas por dezenas de sociedades científicas, universidades, empresas e outras entidades.

As alunas cearenses obtiveram a 1ª colocação no prêmio oferecido pela United States Agency for International Development (USAID), na categoria Climate and Environmental Protection, e receberam 5 mil dólares. Além disso, ambas foram finalistas gerais da ISEF na categoria Environmental Engineering.

Artigos relacionados

NacionalÚltimas notícias

Vaticano expulsa mais um padre brasileiro por aderir a movimento que celebra missa de costas

A Igreja Católica excomungou mais um padre brasileiro que descobriu-se participar da...

NacionalÚltimas notícias

Inusitado: Mulher descobre que marido registrou filha com amante no nome dela

A Justiça de Santa Catarina determinou a retirada do nome de uma...

NacionalÚltimas notícias

Cursos de pós-graduação no Paraguai deixam centenas de brasileiros sob risco de perder diplomas

Centenas de brasileiros teriam sido atraídos por uma promessa de obter diplomas...