O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (22), um auxílio financeiro inédito para ajudar a custear a despesa de pacientes com câncer que realizam radioterapia fora do seu domicílio. O benefício tem como objetivo reduzir as despesas com deslocamentos e garantir condições adequadas durante o tratamento.
O novo auxílio será pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e prevê o repasse de R$ 150 para transporte e mais R$ 150 por dia para ajudar a custear despesas com alimentação e hospedagem de pacientes e acompanhantes.
A medida busca atender principalmente quem precisa viajar longas distâncias para realizar o tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, quase 40% dos pacientes precisam viajar para outras cidades para fazer o tratamento de radioterapia.
Além do auxílio, o governo federal também anunciou novas regras de financiamento e estímulo aos serviços de radioterapia. As unidades de saúde que ampliarem o número de atendimentos receberão repasses adicionais, podendo chegar a até 30% a mais por procedimento. A medida visa aumentar a capacidade de atendimento e reduzir o tempo de espera dos pacientes.
