Lar Quixeramobim Quixeramobim recebe o 14º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará
QuixeramobimÚltimas notícias

Quixeramobim recebe o 14º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará

498
“Bichos do Brasil”, da Cia Pia Fraus (SP). Crédito: Renan Perobelli

Quixeramobim recebe nos dias  19, 20 e 21 de outubro o 14° Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – TIC, com uma programação especial de espetáculos teatrais e debates. Esta edição do TIC teve início em Fortaleza e, além de Quixeramobim, acontece também em Maracanaú, Maranguape e Pacajus. O festival tem como proposta promover o acesso à arte desde a infância, incentivando o pensamento crítico e a imaginação por meio do teatro. Toda a programação tem acesso gratuito e pode ser conferida no site do evento www.festivaltic.com.br

PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO

Público de todas as idades poderá conferir a programação do TIC no domingo (19), das 18h30 às 20h, na Praça da Prefeitura, reunindo diversas atividades. Quem faz as honras, abrindo o festival, é a mascote do festival, a DJ Mia, e artistas circenses. No local, haverá oficina de brinquedos com tampinhas de garrafa PET, conduzida por Simone Barreto, além de uma feira de trocas de livros e brinquedos. 

Às 19h, o grupo cearense Blitz entra em cena com o espetáculo “A Nova Roupa do Rei”, onde um vaidoso monarca é enganado por dois astutos alfaiates que prometem lhe confeccionar uma roupa mágica. Na sequência, às 20h, tem música ao som da Banda BBK, formada por cantores/atores que unem interpretação e canto em clássicos infantis e músicas autorais.

ESPETÁCULOS E DEBATES NAS ESCOLAS

Na segunda e terça-feira (20 e 21/10), o TIC realiza uma programação dedicada exclusivamente a estudantes de escolas públicas. A programação inclui três espetáculos teatrais, seguidos de debate com o elenco, proporcionando uma rica troca de experiências. Serão apresentados “A Nova Roupa do Rei”, do grupo Blitz (CE); “Bichos do Brasil”, da Cia Pia Fraus (SP); e “João Sortudo”, da Cia Prisma (CE).

14° TIC

Com o tema “Juntos e Misturados”, a 14ª edição do TIC traz espetáculos que compartilham histórias que falam das muitas infâncias, misturando culturas, vozes e afetos. Ao todo, a programação conta com 46 apresentações artísticas e 10 debates em escolas, praças e equipamentos culturais. São oito atrações nacionais e internacionais – três do Ceará, três de outros estados, uma do México e uma da França. Os espetáculos desta edição abordam temas como diversidade étnico-racial, inclusão, meio ambiente, capacitismo e bullying, propondo experiências poéticas, lúdicas e reflexivas para crianças e suas famílias. 

Assim como nas edições anteriores, o TIC também reafirma seu compromisso com o futuro, ao adotar uma política de carbono zero, neutralizando as emissões de gases de efeito estufa por meio do plantio de árvores nativas no Ceará.

O 14º TIC é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e a Invento Produções Culturais. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Mecenas do Ceará. Apoio Cultural: Sumitomo Chemical e Cie Durametal. Patrocínio: CAIXA, Smurfit Westrock, Aniger, Freitas, Vicunha Têxtil, Grupo Hope e Melbros. Parceria: BG Soluções Sociais; Instituto Seara; Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará; Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Educação; Institut Français; Ville de Grenoble; Prefeitura de Maracanaú, via Secretaria de Educação; Prefeitura de Maranguape, via Secretaria da Educação; Prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo; Prefeitura de Quixeramobim, por meio da Secretaria de Educação; Instituto Dragão do Mar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Hub Cultural Porto Dragão; Theatro José de Alencar. Produção: D’Grau Produções. 

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Passageiros de ônibus detêm e amarram homem que fez gestos obscenos para mulheres

Um motociclista suspeito de praticar atos obscenos contra mulheres que estavam em...

PolicialÚltimas notícias

Suspeito de matar campeão de vaquejada em Quixeramobim continua foragido 4 dias após o crime

O homem apontado como autor do assassinato do vaqueiro Francisco Eudazio Lira...

QuixadáÚltimas notícias

Gestora cultural denuncia ato racista ao encontrar banana presa em carro em Quixadá

A coordenadora da Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, Michelle Maciel,...

PolicialÚltimas notícias

Operação Anti-Facção no Ceará e mais dois estados prende quatro suspeitos em Quixeramobim

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), a Operação Antifacção,...