O professor Marcos James Bessa, que respondia pela reitoria do Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica), assumiu como diretor de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor). Seu primeiro dia de expediente foi nesta quarta-feira (1º).
A informação foi apurada com exclusividade pelo Revista Central e confirmada pelo próprio Marcos James, por telefone. “Hoje (referindo-se a ontem, dia 1°), eu tomei posse e pela manhã já estive despachando com o reitor”, confirmou.
Sempre discreto, um dos seus traços que mais se destacaram no período em que esteve à frente da Unicatólica, Marcos James não detalhou como se deu o contato entre ele e a Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza. Perguntamos se o seu trabalho à frente da Unicatólica poderia ter sido um chamariz e lhe dado visibilidade, mas ele foi contido. “Olha, eles não falam… E eu? Eu acredito que… que sim! Que foi um trabalho realizado que deu resultados”, falou, por telefone.
A distância da família pesou na equação trabalho X vida privada de Marcos James. Quando começou na Unicatólica ele sequer era casado. Atualmente é pai de dois filhos, um de oito e outro de três anos. Na conversa ele rechaçou qualquer outra hipótese que tenha lhe incentivado a tomar a decisão de voltar para a Capital.
James, que se formou em administração pela Unifor, destacou o legado da instituição. “A Universidade de Fortaleza tem muitos anos de história, cumprindo uma função social bastante relevante na formação de profissionais em todo o estado”, e destacou que se sente feliz e grato por poder voltar à casa que foi o seu local de formação. “É uma forma de poder retribuir com tudo o que aprendi aqui”.
Marcos James anunciou sua renúncia ao cargo de reitor da Unicatólica, em reunião aberta aos gerentes e coordenadores da instituição, no último dia 2 de setembro. Posteriormente, em carta aberta divulgada à imprensa, ele agradeceu a instituição, fundamentou sua decisão no fato de querer estar perto da família, e disse que assumiria novos desafios profissionais. No final do mês, o então coordenador do curso de direito, professor Pedro Deocleciano, foi anunciado para substituir Marcos na reitoria do Centro Universitário quixadaense.