Região Central: A Enel Distribuição Ceará planeja construir uma nova subestação de energia em Banabuiú. O município já sedia uma subestação da Companhia Hidroelétrica de São Francisco (Chesf), que é uma das maiores do Ceará.
O anúncio foi feito pela própria Enel, ao divulgar seu reposicionamento de marca inaugurando uma nova logo e um pacote de investimentos, previstos para ser posto em prática entre os anos de 2025 e 2027.
Neste pacote, a Enel prevê investir cerca de R$ 7,4 bilhões no Ceará em toda a área de concessão. Serão 13 novas subestações que serão construídas, além de outras 85 que deverão ser reformadas.
As novas subestações ficarão nos municípios de Fortaleza (localidade de Ancuri e Hospital UECE), Aquiraz (Porto das Dunas), São Gonçalo do Amarante (ZPE), Banabuiú (Malha D´água), Barroquinha, Caririaçu, Cascavel (localidade de Cristais), Caucaia (localidade de Nova Metrópole), Hidrolândia, Missão Velha, Tabuleiro do Norte e Uruoca.
Conforme o anúncio, a nova subestação em Banabuiú deverá ser construída próximo ao local onde, atualmente, funciona a sede do projeto estadual Malha D’Água. Não há ainda informações e detalhes sobre o início das obras.
A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 148.826 km². A companhia possui mais de 4,3 milhões de clientes, 198 pontos de atendimento e 128 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui 156 mil quilômetros de rede elétrica no estado, distribuídos em alta, média e baixa tensão.