Lar Maior Superlua do ano pode ser observada nesta quinta (17)

Maior Superlua do ano pode ser observada nesta quinta (17)

145
Maior Superlua do ano pode ser observada nesta quinta (17). Foto: divulgação

A maior superlua do ano poderá ser observada nesta quinta-feira (17), a partir das 18h30, pelo horário de Brasília. Esta é a terceira vez que o fenômeno será visto neste ano. A superlua ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra, conhecido como perigeu. Nesta noite, porém, a lua estará cerca de 14% maior e 33% mais brilhante do que o observado quando ela está mais distante do planeta.

Como a terra não é um círculo perfeito, e sim um geoide, há divergência sobre o momento em que a lua está mais próxima da terra. Quando está pelo menos 90% no perigeu, os especialistas já consideram uma superlua.

A lua cheia desta quinta, estará a cerca de 357.364 quilômetros da Terra. Normalmente, a distância entre os dois é de aproximadamente 384.400 quilômetros. A superlua estará visível em todo país, durante toda a noite, já que as luas cheias surgem ao leste, quando o Sol se põe a oeste, e desaparecem no oeste quando o Sol nasce. Ou seja, a visibilidade não fica comprometida pela claridade solar.

A primeira superlua de 2024 aconteceu em 19 de agosto. Já a última superlua deste ano está prevista para acontecer em 15 de novembro.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Quadra chuvosa no Ceará termina com índices considerados dentro da média esperada

A quadra chuvosa de 2026 terminou dentro da média histórica no Ceará,...

QuixadáÚltimas notícias

Prefeitura de Quixadá lança desafio e vai pagar R$ 1 mil para rua mais enfeitada em clima de Copa

Quixadá: Algumas pessoas duvidam, outras criticam a Seleção Brasileira que busca o...

PolicialÚltimas notícias

Dois jovens de 18 e 17 anos são encontrados mortos próximo ao ginásio de Boa Viagem

Região Central: Dois jovens morreram na noite deste domingo (31) nas proximidades...

Sertão CentralÚltimas notícias

Prédio de antiga usina da década de 50 desaba em Mombaça

Região Central: Um prédio datado da década de 50, desabou na noite...