Lar Política Ministério Público Eleitoral faz operação contra vereadora por suposta compra de votos em Canindé
Política

Ministério Público Eleitoral faz operação contra vereadora por suposta compra de votos em Canindé

292
Ministério Público Eleitoral faz operação contra vereadora por suposta compra de votos em Canindé. Foto: divulgação

O Ministério Público Eleitoral (MPE), com apoio das Polícias Civil e Militar de Canindé, deflagraram, na manhã desta quinta-feira (03/10), a Operação “Voto Limpo”, que cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra uma candidata a vereadora de Canindé e três colaboradores de campanhas políticas no município. Conforme o promotor eleitoral Jairo Pequeno Neto, a postulante à casa legislativa da cidade estaria oferecendo dinheiro, medicamentos e kits de higiene a eleitores em troca de voto.

Os mandados, deferidos pelo Justiça da 33ª Zona Eleitoral, foram cumpridos na sede do município e no distrito de Targinos com apoio do delegado de Polícia Civil de Canindé, Cleidsom Fernandes. Foram apreendidos cerca de R$ 76 mil em espécie, uma máquina de contar dinheiro, um caderno com nomes de eleitores e o valor supostamente a ser repassado a estes, além de cópia de documentos de identidade, medicamentos, armas de fogo e munições. A Promotoria da 33ª Zona ainda investiga o suposto apoio dado a campanhas políticas por uma facção criminosa com atuação no município.

“As investigações e os objetos apreendidos durante o cumprimento dos mandados evidenciam a prática de atos que configuram crimes eleitorais, especialmente a compra de votos. Essa captação ilícita de sufrágio consiste em grave infração às normas eleitorais, representando uma ameaça à igualdade entre os candidatos e à integridade do processo democrático”, ressalta o promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto.

Artigos relacionados

PolíticaÚltimas notícias

Pesquisa Quaest: No Ceará, Camilo vai melhor que Elmano contra Ciro para o governo

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (30) pela Quaest revela diferentes configurações para a...

PolíticaÚltimas notícias

Derrota histórica: Veto no Senado a nome indicado por Lula ao STF é o primeiro em 132 anos

A derrota inédita e sem precedentes da indicação do próximo ministro do...

PolíticaÚltimas notícias

MPCE pede condenação de prefeito do PT no interior do Ceará por usar cor do partido em obras públicos

O Ministério Público do Ceará (MPCE) se manifestou pela condenação do prefeito...

PolíticaÚltimas notícias

Ministro do STF, André Mendonça, suspende julgamento que pode condenar Eduardo Bolsonaro

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista e...