Lar Ceará Ceará vai enviar oito bombas d’água da Cogerh para escoar áreas alagadas no Rio Grande do Sul
Ceará

Ceará vai enviar oito bombas d’água da Cogerh para escoar áreas alagadas no Rio Grande do Sul

192
Bombas tem capacidade de escoar quatro mil litros de água por segundo (Foto: divulgação)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta terça-feira (21) o envio de oito conjuntos de bombas de água para ajudar no escoamento das enchentes do Rio Grande do Sul. Os equipamentos são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

“O Governo do Ceará enviará bombas de água para ajudar no escoamento das cheias no estado gaúcho. Esse é um momento de união entre todos os estados para solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul”, afirmou o Elmano por meio de suas redes sociais.

Os conjuntos de bombas volantes, utilizadas para situações de emergência, tem capacidade de operação de quatro mil litros por segundo, sendo 500 litros por segundo por bomba. Dois operadores estaduais ficarão à disposição para ajudar na instalação e execução dos equipamentos.

Também serão enviados dispositivos elétricos para instalação das bombas: transformador trifásico, inversores e cabos de alimentação. A Força Aérea Brasileira (FAB) será responsável pelo transporte dos equipamentos, que serão instalados em locais estratégicos do Rio Grande do Sul.

O trabalho feito pelas bombas ajuda a baixa o nível d’água nas regiões centrais onde há alagamentos. Se fosse esperar pelo processo natural de escoamento, o tempo levado seria muito maior. As bombas fazem a sucção da água nas áreas alagadas e despejam novamente nos rios do estado.

Porto Alegre já contava com esse sistema de represamento de águas por meio de bombas, mas os equipamentos não deram conta da grande demanda em função do volume de chuvas.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Ceará encerra quadra chuvosa de 2026 com quase 54% de nível de armazenamento nos açudes

Os açudes cearenses encerraram a quadra chuvosa de 2026 com 53,82% da...

CearáÚltimas notícias

Quadra chuvosa no Ceará termina com índices considerados dentro da média esperada

A quadra chuvosa de 2026 terminou dentro da média histórica no Ceará,...

CearáÚltimas notícias

Adolescente de 13 anos desaparece no açude Orós após tentar salvar namorada que estava se afogando

Um adolescente de 13 anos segue desaparecido nas águas do Açude Orós,...

CearáÚltimas notícias

Polícia investiga envenenamento em água para matar professora em escola no interior do Ceará

A Polícia Civil do Ceará investiga uma suspeita de tentativa de homicídio...