Lar Ceará Bispo nomeado para Diocese de Quixadá faz juramento de fidelidade nesta quarta-feira (14)
CearáQuixadá

Bispo nomeado para Diocese de Quixadá faz juramento de fidelidade nesta quarta-feira (14)

164
Anúncio da solenidade postado pela diocese de Quixadá, com foto do futuro bispo aparecendo pela primeira vez com os trajes do bispado (Foto: redes sociais)

Quixadá: O bispo nomeado pelo papa Francisco para assumir a Diocese de Quixadá, monsenhor Aurélio Pinto de Sousa, faz sua profissão de fé e seu juramento de fidelidade, em uma solenidade na noite desta quarta-feira (14), no município de Viçosa do Ceará.

Com início marcado para às 18h, na igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção, onde exercia até a nomeação as funções de pároco, Monsenhor vai participar de um rito previsto no Código do Direito Canônico da Igreja, onde fará um juramento. A profissão de fé e o juramento de fidelidade são requisitos necessários antes da ordenação.

A missa será retransmitida pelas redes sociais e o canal do Youtube da Diocese de Quixadá. No anúncio da solenidade, monsenhor Aurélio surgiu pela primeira vez com as vestes oficiais do bispado, usando os adornos tradicionais, como a batina preta com filetes violáceos e a mitra, o chapéu que usam sobre a cabeça.

“A Diocese de Quixadá convida todo o povo de Deus a acompanharem a Santa Missa presidida por Dom Edmilson Neves, na qual o Mons. Aurélio Pinto de Sousa fará sua Solene Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade para o exercício do seu Ministério Episcopal”, diz o anúncio nas redes sociais.

Monsenhor Aurélio ainda vai cumprir pelo menos outros dois ritos, até sentar na cadeira de Bispo da Diocese. Um deles é a Ordenação, que acontece no dia 15 de julho, também de Viçosa do Ceará. A posse canônica está marcada para o dia 5 de agosto, na Cadetral de Quixadá.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Pesquisadores da UFC Quixadá representam Ceará em evento sobre inteligência artificial no Espírito Santo

Quixadá: Professores e estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de...

Quixadá

Tragédia na BR-116: mulher morre horas após realizar sonho de adquirir motocicleta

Uma jovem de 24 anos morreu e o marido dela ficou gravemente...

CearáÚltimas notícias

Ceará encerra quadra chuvosa de 2026 com quase 54% de nível de armazenamento nos açudes

Os açudes cearenses encerraram a quadra chuvosa de 2026 com 53,82% da...

CearáÚltimas notícias

Quadra chuvosa no Ceará termina com índices considerados dentro da média esperada

A quadra chuvosa de 2026 terminou dentro da média histórica no Ceará,...