Lar Ceará Ministério da Saúde classifica Choró como modelo nacional em Atenção Primária
CearáNacionalSertão Central

Ministério da Saúde classifica Choró como modelo nacional em Atenção Primária

295
Equipe conheceu as estratégias realizadas no município para otimizar os indicadores do Previne Brasil (Foto: divulgação)

Região Central: O trabalho da equipe responsável pelo setor de atenção primária da Secretaria de Saúde da prefeitura de Choró, no Sertão Central, chamou a atenção de técnicos do Ministério da Saúde em Brasília e, na última semana, uma equipe do ministério esteve no município para conhecer de perto o trabalho realizado pelos profissionais de saúde em Choró.

O desempenho da equipe no trabalho de monitoramento e informatização de dados do programa Previne Brasil, que usa indicadores para direcionar recursos que possibilitam o custeio da atenção primária, foi destaque nacional. Choró tirou nota 10 na avaliação do Ministério da Saúde.

Diante do resultado uma equipe de Brasília foi até lá para entender o que a gestão está fazendo de diferente. A secretária de saúde de Choró, Jamile Maria Paz Moura, explicou que o segredo é planejamento, estratégia, organização dos recursos e comprometimento entre gestores e profissionais de saúde, que precisam de apoio, informação e condições para executar o trabalho.

 “A gente ainda criou instrumentos próprios de monitoramento. Temos uma equipe de técnicos que trabalham diariamente tentando ver inconsistências, onde a gente está errando e o que a gente precisa melhorar para conseguir o resultado planejado”, contou.

Em termos populacionais, Choró é um dos menores municípios do Sertão Central, com pouco mais de 13 mil habitantes e cheio de desafios. Um deles é o baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), de 0,585. Ainda assim, a cidade decidiu apostar na saúde básica para mudar o cenário, e hoje tem excelência em indicadores como a realização do pré-natal, a coleta do citopatológico, acompanhamento do quadro de hipertensão e aplicação de vacinas.

Entre as estratégias criadas pelo município estava l planejamento integrados entre as diversas coordenações municipais de saúde; elaboração de instrumentos próprios para acompanhamento e monitoramento da situação de saúde da população/indicadores, contando com a contratação de apoio técnico especializado para a execução; formatização das equipes de Saúde da Família, por meio, inclusive, do Informatiza APS e reuniões com as equipes.

Além disso realizou treinamentos in loco para todas as equipes para a operacionalização de sistemas, intensificou cadastros com auxílio das equipes, adquiriu tabletes para as agentes de saúde, e passou a fazer um acompanhamento periódica das produções das equipes no e-SUS via CDS (consultas, vacinas, procedimentos, visitas domiciliares e atividades coletivas)

O resultado de tudo isso foi medido em uma pesquisa feita via whgatsapp com a população: 73% consideram a APS de Choró ótima; 19% a considera boa; para 7% ela é regular; e ninguém a avaliou como ruim. Para Jamile, essa é a prova de que indicadores não são apenas números, mas impactam diretamente na saúde e na vida das pessoas atendidas.

Durante a visita técnica no Ceará, os profissionais do Ministério da Saúde e da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps) ainda foram até o município de Senador Pompeu, que, nas últimas semanas, oficializou a contratação de quatro novos médicos – outros três estão em processo de validação de documentos para trabalhar na cidade.

 

 

Artigos relacionados

NacionalÚltimas notícias

Aposta do Mato Grosso leva prêmio de mais de R$ 324 milhões da Mega

Uma aposta de Rondonópolis (MT) acertou as seis dezenas do Concurso 3.077...

Sertão CentralÚltimas notícias

Show com Canção e Louvor promete atrair multidão em comemoração ao Dia do Evangélico em Banabuiú

Evangélicos de Banabuiú e dos municípios vizinhos da região, se mobilizam para...

NacionalÚltimas notícias

Flávio Bolsonaro chega aos Estados Unidos com a esposa e as duas filhas

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) desembarcou em Miami, na Flórida, nos Estados...

Sertão CentralÚltimas notícias

Aposta feita em Mombaça por pouco não acerta Mega-Sena e fatura quase R$ 60 mil

Região Central: Uma aposta feita em Mombaça acertou cinco números do concurso...