Lar Governo retira bandeira tarifária e conta de luz ficará mais barata a partir do dia 16

Governo retira bandeira tarifária e conta de luz ficará mais barata a partir do dia 16

156
Cobranças devem reduzir em até 20% dos valores atuais. Foto: divulgação

O Governo Federal decidiu nesta quarta-feira (6) pelo fim da bandeira tarifária de escassez hídrica e o retorno da bandeira verde (sem tarifas extras) na conta de luz a partir do dia 16 deste mês. Com isso, a tarifa deve ficar em média 20% mais barata, segundo o Ministério de Minas e Energia.

O anúncio foi feito nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro.

A bandeira de escassez hídrica aumenta R$ 14,20 por 100 kWh consumidos e foi implantada em setembro de 2021 para suprir os gastos no enfrentamento da pior crise hídrica dos últimos 90 anos no Brasil.

A previsão era que a tarifa adicional fosse mantida até o dia 30, mas, de acordo com o ministério, com as atuais condições de chuvas os reservatórios estão mais cheios do que no ano anterior, reduzindo o uso das usinas termelétricas, que possuem um custo maior que as hidrelétricas.

Ainda de acordo com o governo, é possível manter a bandeira verde até o fim de 2022.

Artigos relacionados

InternacionalÚltimas notícias

Agência americana confirma que asteroide vai passar próximo a terra neste sábado (27)

Um asteroide passará próximo à Terra neste sábado (28) segundo a Agência...

PolicialÚltimas notícias

Mulher morre atropelada na manhã deste sábado (27) em Quixadá

Quixadá: Uma mulher foi atropelada e morta nas primeiras horas da manhã...

QuixeramobimÚltimas notícias

Por que a morte de crianças, como a menina Laurinha em Quixeramobim, causa tanta comoção?

De tempos em tempos somos tomados por uma forte comoção com acontecimentos...