Lar Ceará Estudantes do IFCE de Quixadá desenvolvem aplicativo para vender alimentos até 70% mais barato
CearáQuixadá

Estudantes do IFCE de Quixadá desenvolvem aplicativo para vender alimentos até 70% mais barato

164
Além da aprovação no Nutec, a Balaio participa do projeto de desenvolvimento do Governo do Estado do Ceará. Foto: divulgação

Região Central: Pedro Francisco e Diego Costa, respectivamente, o primeiro estudante de Engenharia de Produção Civil do campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o segundo ex-aluno do mesmo curso, tiveram a startup Balaio Food aprovada no programa de incubação e inovação do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).

O aplicativo a ser desenvolvido pela startup busca diminuir os custos com alimentação ao vender produtos que estão próximos da data de validade e produtos de pequenos agricultores. Os descontos podem chegar a 70%.

Pedro, o administrador da Balaio, explica que a ideia surgiu durante a pandemia. Como muitos brasileiros, o estudante teve problemas financeiros e ficou endividado em Quixadá, sem ter colegas para dividir a casa e as contas.

“Eu tive que adaptar o meu modo de consumir alimentos, o preço da alimentação estava aumentando todos os meses, como meu consumo já era baixo, tive que reduzir ainda mais”, explica.

Pedro disse que a necessidade o fez buscar esse tipo de produto: “Quando fiz os cálculos, eu estava economizando cerca de 60%”. Não demorou para que ele percebesse que mais gente poderia precisar de acesso a esses alimentos: “Tenho que ajudar mais pessoas!”

Assim, surgiu o Balaio Food. O aplicativo ainda está em desenvolvimento, mas a ideia é aproximar consumidores a produtos com preços acessíveis. Pedro destaca ainda que fazer o Balaio não é apenas uma questão de lucro, “também é uma questão social e ambiental, ajudar as pessoas que passam por algum tipo de insegurança alimentar”.

O estudante aponta que, atualmente, cerca de 80% dos universitários passam por insegurança alimentar e precisam abandonar o seu curso para poder trabalhar. O app chega para ajudar a todos.

Além da aprovação no Nutec, a Balaio participa do projeto de desenvolvimento do Governo do Estado do Ceará, Corredores Digitais.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Evento em Quixadá terá programação voltada para microempreendedores individuais

Quixadá: A Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e...

CearáÚltimas notícias

Bolão feito em Fortaleza acerta Mega-Sena especial que sorteou mais de R$ 300 milhões; confira os números

Um bolão registrado em Fortaleza acertou as seis dezenas do concurso 3010...

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá recebe maior encontro da advocacia cearense e celebra 20 anos da OAB Sertão Central

Região Central:  A cidade de Quixadá será palco, nesta sexta-feira, 22, de...