Lar Ceará Homem é picado por cobra jararaca em chácara na zona rural de Boa Viagem
Ceará

Homem é picado por cobra jararaca em chácara na zona rural de Boa Viagem

236
O caso ocorreu nesta última quinta-feira, (17), na zona rural do município de Boa Viagem. Foto: divulgação

Região Central: Um homem sofreu um ataque de uma cobra jararaca nesta última quinta-feira, (17), na zona rural do município de Boa Viagem. A vítima foi identificada por José Moreira de Melo, mas conhecido popularmente como ‘Moreira dos Correios’, que chegou a dar entrada no Hospital Municipal de Boa Viagem.

O incidente se deu quando Moreira colhia bananas em sua propriedade, uma chácara localizada na localidade de Santo Antônio dos Dodôs, zona rural. Sem perceber a presença da serpente entre o cacho ao qual manuseava, o homem acabou sendo mordido em uma das mãos, recebendo veneno do animal em sua corrente sanguínea.

De pronto, ele foi socorrido ao Hospital Municipal, recebeu cuidados médicos e em seguida foi transferido para Fortaleza.

Conforme o boletim médico, o estado de saúde de Moreira é estável e agora se recupera dos efeitos provocados pelo veneno.

DICAS DE SEGURANÇA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO CEARÁ

Normalmente, as cobras só atacam um ser humano quando se sentem ameaçadas. Por isso, ao avistar uma cobra, não pense duas vezes, desvie do caminho dela, deixando-a seguir o caminho dela e você o seu.

O mais importante depois de uma picada de cobra é manter o membro que foi picado o mais parado possível, porque quanto mais se movimentar mais o veneno poderá se espalhar pelo corpo e chegar em vários órgãos vitais. Isso se aplica também a qualquer atividade que possa acelerar o batimento cardíaco, já que o aumento da circulação do sangue também espalha o sangue.

Assim, o ideal é que a vítima não caminhe e seja transportada por maca até ao hospital. Outra opção é ligar para a ajuda por meio de um atendimento pré-hospitalar, através do número 193.

Até chegar ao hospital ou até a chegada da ajuda, o que se deve fazer para melhorar as chances de salvamento são:

 Lavar o local com água e sabão, para limpar a ferida e impedir a entrada de mais veneno ou micro-organismos;

Manter o paciente deitado e o mais calmo possível, porque agitado o sangue se espalha rápido e o veneno também;

Manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele;

Procurar o serviço médico o mais breve possível, como sempre, somente médicos podem prescrever um medicamento a uma vitima de quaisquer acidente;

Com informações do Portal SertNews

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Tragédia: Colisão entre ambulância e caminhão deixa paciente de 68 anos morta

Uma mulher de 68 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas...

CearáÚltimas notícias

Colisão entre caminhões deixa um morto e feridos na CE-138, em Morada Nova

Um acidente envolvendo dois caminhões terminou com a morte de um homem...

CearáÚltimas notícias

Prefeitura no Ceará compra dois robôs humanoides por R$ 277 mil e argumenta uso educacional

A Prefeitura de Ararendá, no interior do Ceará, adquiriu dois robôs humanoides...

CearáÚltimas notícias

Desabamento em escola municipal deixa crianças feridas no interior do Ceará

Três crianças ficaram feridas após parte da estrutura do pátio de uma...