Lar Ceará Operação internacional contra crimes sexuais cumpre mandados no Ceará e em outros nove estados
CearáInternacionalNacional

Operação internacional contra crimes sexuais cumpre mandados no Ceará e em outros nove estados

258

Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 6, agentes da Polícia Civil do Estado do Ceará participam da sétima fase da Operação Luz na Infância, que cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão contra acusados de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. Os agentes estiveram em Fortaleza e no município do Maracanaú, mas a força-tarefa envolve dez estados e outros quatro países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Panamá.

Aqui no Ceará, os mandados da operação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MSP), partiram de provas identificadas pela Polícia Civil, como elementos informativos coletados em ambientes virtuais que indicam que os suspeitos eram autores ou armazenavam conteúdos sexuais envolvendo crianças. Diversos equipamentos eletrônicos com conteúdo pornográfico foram apreendidos.

No Brasil, a pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de 1 a 4 anos de prisão; de 3 a 6 anos pelo compartilhamento; e de 4 a 8 anos de prisão pela produção de conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.

A ação desencadeada é decorrente de cooperação mútua entre a Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do MJSP e conta com a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (Homeland Security Investigations -HSI).

Nas outras seis fases da operação Luz na Infância, no Ceará, 23 pessoas foram presas. A primeira fase aconteceu em outubro de 2017, a segunda em maio de 2018; a terceira, em novembro de 2018, as quarta e quinta fases em março e setembro de 2019, respectivamente. Já a sexta fase ocorreu em fevereiro deste ano.

Artigos relacionados

InternacionalÚltimas notícias

Agência americana confirma que asteroide vai passar próximo a terra neste sábado (27)

Um asteroide passará próximo à Terra neste sábado (28) segundo a Agência...

NacionalÚltimas notícias

Mulher natural de Boa Viagem morre após dois dias internada por acidente no Rio de Janeiro

A jovem Maria Cecília Ribeiro Sampaio, de 30 anos, natural de Boa...

NacionalÚltimas notícias

Inteligência Artificial ajuda a interceptar plano macabro de pai que pretendia matar o próprio filho

Uma operação da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) interceptou, na última...

InternacionalÚltimas notícias

Número de mortos pelos terremotos na Vezenuela chega a quase 600 e já há 3 mil desaparecidos

O número de mortos em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela...