Lar Ceará Eleições 2020: TRE fecha acordo com cidades do interior para proibir carreata e comício
CearáPolíticaQuixadáSertão Central

Eleições 2020: TRE fecha acordo com cidades do interior para proibir carreata e comício

206
Carreatas começam a ficar definitivamente proibidas em algumas cidades (Foto: J. Nobre)

Por causa da pandemia provocada pelo coronavírus os eventos políticos este ano estão incertos. Apesar das recomendações das autoridades em saúde apontarem que comícios, carreatas e passeatas provocam o efeito contrário do que é preconizado, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) ainda está deixando claro em quais cidades esses eventos não poderão acontecer.

Foi o caso dos municípios de Milagres e Abaiara, ambos situados na região do Cariri. A 26ª Zona Eleitoral que tem em sua jurisprudência as decisões legais sobre as ações políticas na região do cariri cearense, promoveu um encontro essa semana para definir as regras, proibições no município e os atos de campanha.

No encontro estiveram presente o juiz eleitoral Diogo Schenatto Irion e o promotor eleitoral Alcides Luiz da Sena. Foi firmado acordo para a não realização de eventos de aglomeração de eleitores, tendo em vista o cenário de pandemia da covid-19, como carreatas, passeatas, caminhas e comícios, sob pena de responsabilização legal, de acordo com as normas sanitárias emitidas pelas autoridades federais e estaduais.

“Houve enorme bom senso dos representantes e partidos ao concordarem de forma unânime em evitar eventos que impliquem aglomerações. Com a situação ímpar vivida esse ano de tantas trágicas perdas pela covid 19, prevaleceu o lado humano de evitar a propagação de contágio e novas vítimas, adaptando o processo democrático das eleições com o contexto atual vivido não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, pontuou o juiz eleitoral.

O Portal Revista Central consultou no portal do TRE-CE as informações relacionadas à região do Sertão Central mas ainda não há nenhuma publicação sobre as regras que estão determinadas em relação aos atos de campanha. A expectativa de fontes consultadas pelo site é que nos próximos dias, o cartório eleitoral de Quixadá deverá convocar os entes ligados aos partidos para a reunião que deve, entre outros pontos, tratar sobre esses assuntos.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Após 15 anos, Açude Serafim Dias volta a sangrar em Mombaça

Depois de mais de uma década sem registrar sangria, o Açude Serafim...

Sertão CentralÚltimas notícias

Banartes 2026 em Banabuiú terá Zé Vaqueiro, Forró Real e Seu Desejo

O cantor Zé Vaqueiro, a banda Forró Real e o sucesso romântico...

QuixadáÚltimas notícias

Aulas em escola de Quixadá onde aconteceu ataque são suspensas até segunda-feira (18)

Quixadá: As aulas na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Cel...

QuixadáÚltimas notícias

Encontros para alinhar reabertura de usina da Petrobras em Quixadá avançam em Brasília

Quixadá: A reativação da Usina de Biodiesel da Petrobras neste Município voltou a...