Lar Ceará Casos de Covid-19 no sistema penitenciário cearense crescem 21,6% em menos de 30 dias
CearáNacional

Casos de Covid-19 no sistema penitenciário cearense crescem 21,6% em menos de 30 dias

241

Em menos de um mês houve aumento de 21,6% no número de casos de Covid-19 no sistema penitenciário cearense. Do início de julho até o fim desse mesmo mês as confirmações passaram de 938 a 1.141. Os números abrangem internos, agentes penitenciários e outros colaboradores infectados.

De acordo com boletins epidemiológicos da Coordenadoria de Execução da Saúde Prisional (Cesap), da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), até o dia 3 de julho de 2020 eram 351 policiais penais, 515 internos do Sistema Prisional e 72 colaboradores da secretaria positivados para a doença. Já no último dia 31 os números aumentaram para 431 policiais penais, 632 internos e 78 colaboradores infectados.

O Ceará chegou a 186.563 casos da Covid-19 e 7.946 mortes confirmadas pela doença, segundo dados da plataforma IntegraSUS, atualizada pela Secretaria Estadual de Sáude às 16h58 desta sexta-feira (7). Para identificar o novo coronavírus, já foram realizados 516.941 testes.

A SAP informou no mais recente documento que quase seis mil testes já foram realizados desde o início da pandemia. Até então, três internos morreram vítimas do novo coronavírus.

Índices
O aumento dos casos em unidades prisionais no Brasil foi destacado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesta semana, o CNJ divulgou que o número de infectados por coronavírus no país registrou aumento de 82,3% em 30 dias.

O quantitativo de infectados se aproxima de 20 mil e 25.573 testes para a Covid-19 foram feitos em pessoas presas no Brasil, o que corresponde a 3,5% da população carcerária no país, segundo o conselho.

Ações
Para a juíza Larissa Braga Costa de Oliveira Lima, membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 nos Sistemas Prisional e Socioeducativo do Ceará, apesar do aumento, as estratégias adotadas para frear a disseminação do vírus nas unidades vêm sendo eficientes no estado.

A magistrada afirma que os protocolos e as recomendações do CNJ são cumpridas e as inspeções virtuais auxiliaram a observar a realidade dentro das unidades neste período de pandemia.

“Entrevistamos os presos e eles têm conhecimento acerca da doença, das medidas de higienização. O vírus tem um fluxo, não conseguem isolar 100%. Houve um aumento, mas não ao ponto do Sistema Prisional não conseguir dar uma resposta. É uma situação grave e que exige muita cautela, mas o que pode ser feito me parece que vem sendo feito”, disse Larissa.

A Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará diz que as medidas de prevenção e combate ao coronavírus seguem conforme o plano apresentado no início da pandemia. Por nota, a secretaria destacou que o plano estadual é uma referência nacional no trabalho de combate e redução de danos da doença.

“A SAP informa que possui 3.700 policiais penais e 3 agentes afastados com quadro leve da Covid-19, o que representa 0,1% dos servidores. A pasta também informa que possui uma população carcerária superior a 22 mil pessoas e 137 internos estão com quadro leve de coronavírus, sob os cuidados especializados da Enfermaria Máxima de Saúde, o que representa um universo aproximado de 0,6% deste universo. Por fim, a pasta esclarece que, em 5 meses de pandemia, foram registrados três óbitos de internos no sistema penitenciário cearense”.

Com informações do G1

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Motorista teria apresentado três versões sobre acidente com ônibus que matou 7 atletas de basquete

O motorista do ônibus que tombou na madrugada desta segunda-feira (15) em...

CearáÚltimas notícias

Ônibus que viajava com time de basquete capota em Tauá e mata sete jovens

Sete jovens morreram em um acidente de ônibus registrado na madrugada desta...