Lar Ceará Juíza determina construção de saneamento básico no Distrito de São Miguel, em Quixeramobim
CearáQuixeramobim

Juíza determina construção de saneamento básico no Distrito de São Miguel, em Quixeramobim

115
Foto: blogdowilrismar

Região Central: A juíza Kathleen Nicola Kilian, titular da 1ª Vara da Comarca de Quixeramobim, determinou a construção de saneamento básico na área de preservação ambiental do Açude São Miguel, naquele município, a ser iniciada em seis meses. Além disso, determinou que fosse extinta toda e qualquer atividade irregular na área.

“Trata-se de situação concreta de dano, demonstrada a omissão do Poder Público, omissão na preservação dos interesses locais de proteção especial à saúde dos moradores e do meio ambiente, dever constitucional, cuja reparação do dano é exigível, visto que evidente o risco exposto”, explicou na decisão a magistrada.

Conforme o processo (nº 0000862-25.2018.8.06.0154), o Ministério Público do Ceará (MPCE) ajuizou ação contra a ocupação irregular às margens do açude do Distrito de São Miguel. De acordo com o órgão ministerial, o açude foi erguido para facilitar a convivência com a seca no semiárido nordestino e, apesar de ter sido construído com verba federal, em 1958, caracteriza-se como um local público municipal e está sob a gestão da Prefeitura Municipal de Quixeramobim.

Ainda segundo o MPCE, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) fiscalizou e constatou que o açude vem sofrendo processo de ocupação desordenada, como o lançamento de carga orgânica, dejetos humanos, fezes e urina de animais, além de indícios da presença de agrotóxicos.

Em razão disso, o MP requereu medida liminar para determinar ao município de Quixeramobim a implantação imediata do esgoto sanitário no Distrito de São Miguel, o fim da atividade irregular na área e a regularização das obras viáveis ao local com a expedição de alvarás e licenças.

Ao apreciar o caso, a juíza Kathleen Nicola deu provimento ao pedido. “A falta de saneamento básico gera sérios problemas para a saúde da população. As consequências dessa omissão estatal têm sido mais graves para as classes socioeconômicas desfavorecidas. Em um estudo sobre a inter-relação entre o saneamento básico e o direito à saúde, explicitou-se o grande risco à saúde pública que a omissão estatal no tratamento de esgotos pode causar”, destacou.

A juíza ressaltou ainda que a omissão compromete de forma concreta a saúde pública da população e destacou: “O saneamento básico, portanto, é pressuposto para o pleno gozo dos direitos à saúde, à vida e à própria dignidade da pessoa humana – fundamento da República, conforme preceituado no artigo 1º, III da Carta Maior.”

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

‘DNA do lixo’ identifica oficina que fez descarte irregular de materiais em Fortaleza

Uma técnica de rastreamento conhecida como “DNA do lixo” permitiu à Agência...

CearáÚltimas notícias

Ceará tem 26 açudes sangrando e volume hídrico atinge 47,18%, informa Cogerh

O Ceará registra, nesta quarta-feira (15), 26 açudes sangrando, conforme dados da...

CearáÚltimas notícias

Ônibus escolar é flagrado com alunos no teto e nas janelas em cidade do interior do Ceará

Um ônibus escolar foi flagrado transportando estudantes em condições de risco na...

CearáÚltimas notícias

Prefeitura de Orós instala câmeras na barragem para transmitir ao vivo sangria do açude

A Prefeitura de Orós instalou uma câmera para transmitir ao vivo o...