Lar Jair Bolsonaro é eleito presidente e interrompe série de vitórias do PT

Jair Bolsonaro é eleito presidente e interrompe série de vitórias do PT

193
O presidente eleito Jair Bolsonaro — Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Estadão Conteúdo

Jair Messias Bolsonaro, do PSL, foi eleito presidente da República neste domingo (28) ao derrotar em segundo turno o petista Fernando Haddad, interrompendo um ciclo de vitórias do PT que vinha desde 2002.

A vitória foi confirmada às 19h18, quando, com 94,44% das seções apuradas, Bolsonaro alcançou 55.205.640 votos (55,54% dos válidos) e não podia mais ser ultrapassado por Haddad, que naquele momento somava 44.193.523 (44,46%).

Aos 63 anos, capitão reformado do Exército, deputado federal desde 1991 e dono de uma extensa lista de declarações polêmicas, Jair Bolsonaro materializou em votos o apoio que cultivou e ampliou a partir das redes sociais e em viagens pelo Brasil para obter o mandato de presidente de 2019 a 2022.

Na campanha, por meio das redes sociais e do aplicativo de mensagens WhatsApp, apostou em um discurso conservador nos costumes, de aceno liberal na economia, de linha dura no combate à corrupção e à violência urbana e opositor do PT e da esquerda.

Com isso, se tornou um fenômeno eleitoral ao vencer a corrida presidencial filiado a uma legenda sem alianças formais com grandes partidos, com pouco tempo na propaganda eleitoral de rádio e TV e distante das ruas na maior parte da campanha, em razão do atentado no qual sofreu uma facada que o perfurou no abdômen.

Após quatro vitórias consecutivas do PT em eleições presidenciais (2002, 2006, 2010 e 2014), o novo presidente eleito se apresenta como um político de direita.

Vitorioso na primeira vez em que se candidatou a presidente, Bolsonaro sucederá Michel Temer (MDB), vice de Dilma Rousseff (PT) que assumiu o governo em 2016 devido ao impeachment da petista.

Do G1

Artigos relacionados

Eleições 2026Últimas notícias

Eleições 2026: Elmano aparece pela 1ª vez com 50% e Ciro com 47%na última pesquisa Datafolha

Eleições 2026: O candidato Elmano de Freitas (PT) alcançou 50% dos votos...

Eleições 2026Últimas notícias

Eleições 2026: cerca de 80 policiais militares farão a segurança em Quixadá no domingo de eleição

Eleições 2026: Cerca de 80 policiais militares vão atuar em Quixadá neste domingo...

Eleições 2026Últimas notícias

Eleições 2026: Sertão Central tem 222 urnas eletrônicas de reserva para substituir em caso de defeito

Eleições 2022: Os 19 municípios do Sertão Central receberam 222 urnas eletrônicas...

Eleições 2026Últimas notícias

Não achou o título de eleitor? Saiba quais documentos são válidos para poder votar

Eleições 2026: O título é um daqueles documentos que só costuma ser...