Lar Ceará Vereadores de Itarema, acusados de desviar dinheiro público, devem continuar presos
Ceará

Vereadores de Itarema, acusados de desviar dinheiro público, devem continuar presos

142

Fortaleza- TJCE: A 3ª Câmara Criminal negou liberdade para cinco vereadores do Município de Itarema durante sessão realizada na manhã desta terça-feira (23/01), no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Eles foram presos preventivamente, em 28 junho de 2017, acusados de cometerem crime de peculato (desvio de dinheiro público). A decisão teve a relatoria do juiz convocado Antônio Pádua Silva.

De acordo com os autos (nº 0629843-26.2017.08.06.0000), ao requerer a liberdade, os políticos alegaram em suas defesas constrangimento ilegal, sustentando que há excesso de prazo para formação da culpa. Pediram ainda que, se não fosse concedida a liberdade, a prisão fosse substituída por medidas cautelares.

Ao analisar os pedidos, a 3ª Câmara Criminal negou provimento, por unanimidade. “Não há o que falar em ilegalidade da prisão por excesso de prazo quando a complexidade do crime apurado ou a pluralidade de réus justifica a mora na ultimação dos atos processuais”, explicou o relator, juiz Antônio Pádua.

O CASO

Durante a “Operação Fantasma”, promovida pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), foi descoberto que os acusados recebiam dinheiro público que deveria ser destinado ao pagamento de seus assessores. Ainda durante a apuração, o órgão ministerial constatou a existência de prova material de crimes de peculato e inúmeras lesões aos cofres públicos. A atuação dos políticos envolveria a contratação de servidores fantasmas com a apropriação ilegal de valores.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Ônibus de cantor de forró sofre acidente após falha nos freios; show é cancelado

Um ônibus que transportava o cantor de forró Kelvy Pablo e integrantes...

CearáÚltimas notícias

Fechamento de 4 fábricas em município do interior do Ceará deixa mais de 500 desempregados

Mais de 500 trabalhadores ficaram desempregados após o fechamento de quatro fábricas...

CearáÚltimas notícias

MPCE recomenda mudanças em colégio por atividades religiosas obrigatórias

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou que um colégio...

CearáÚltimas notícias

Grave acidente: carro bate na traseira de ônibus estacionado e fica prensado sob veículo

Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste domingo (21) deixou...