Lar Ceará Passada a “frente fria”, sertão cearense entra em alerta por baixa umidade do ar
CearáNacionalSertão Central

Passada a “frente fria”, sertão cearense entra em alerta por baixa umidade do ar

292

Com a chegada do inverno no hemisfério sul, o clima seco passa a dominar boa parte do território brasileiro. O sertão cearense é uma das regiões mais atingidas pela baixa umidade do ar.

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Mamede Luis Melo, a baixa umidade deixa a região propícia a incêndios naturais. “Isso é um gatilho imenso. É disparado o foco de queimada, não só no sertão nordestino, mas em boa parte do Brasil”, relata o especialista.

No mês de julho, o Ceará registrou temperaturas baixas incomuns, abaixo de 20º C em algumas localidades, inclusive no sertão central.

Segundo o meteorologista, não existe a possibilidade de Fortaleza e toda a faixa litorânea serem afetadas pela baixa umidade. “Isso se restringe mais ao interior, na faixa próxima ao litoral não tem esse problema”, conta Mamede.

Outras localidades como parte do sudeste e o sul da região norte do país devem continuar sofrendo. “Agora é o período de seca. Essa massa seca começa a se intensificar no centro do país e vai ganhando força ao longo do inverno”, completa.

Do site Tribuna do Ceará!

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Mulher morre em colisão entre dois carros na CE-265, entre Madalena e Quixeramobim

Um grave acidente de trânsito registrado no fim da tarde desta sexta-feira...

Sertão CentralÚltimas notícias

Justiça obriga Prefeitura de Morada Nova a garantir segurança de estudantes que utilizam transporte escolar

O Ministério Público do Ceará obteve, na Justiça, decisão liminar que obriga...

Sertão CentralÚltimas notícias

Solonópole tem um dos 18 casos confirmados de MPox este ano no Ceará

Região Central: Solonópole registrou um caso confirmado de mpox este ano. A informação...

NacionalÚltimas notícias

Mãe é presa após matar filhos de 1 e 5 anos e abandonar corpos dentro de um carro, no Paraná

Uma mulher foi presa após confessar ter matado os dois filhos, um...