Lar Nacional Vândalos destroem pilastras da varanda da parede do açude Cedro, na cidade de Quixadá
NacionalQuixadá

Vândalos destroem pilastras da varanda da parede do açude Cedro, na cidade de Quixadá

239

O açude Cedro, um dos mais conhecidos cartões postais do Ceará, foi novamente vítima de vandalismo neste domingo, 09. Os vândalos a cada dia vêm retirando parte da beleza arquitetônica e especialmente dos materiais originais. O local encontra-se abandonado pelos poderes públicos.

Neste domingo, o açude Cedro, localizado na cidade de Quixadá, teve quatro pilastras que sustentam a rede de proteção da parede destruídos. Em 2011 ocorreu uma ação parecida, só que desta vez foi ainda maior. Quem visita o açude centenário não escondeu a sua revolta com o descaso.

O açude Cedro precisa de segurança armada e de um sistema de câmeras, assim, evitaria ações dessa natureza. Até o momento nenhum órgão público se posicionou sobre este crime contra o patrimônio tombado pelo PHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Nas redes sociais, algumas pessoas disseram uma versão totalmente fajuta de que tudo teria ocorrido quando um turista tentou registrar uma fotografia. A história não merece respaldo, tendo em vista o potencial destrutivo. Percebe-se que, se tivesse cabimento não teria pilastras intactas entre as destruídas.

Veja o vídeo feito por Eduardo Ivo Júnior!

Artigos relacionados

NacionalÚltimas notícias

Acidente entre dois veículos deixa sete pessoas mortas na Bahia

Foi enterrada na manhã desta terça-feira (21), um dos envolvidos no acidente...

NacionalÚltimas notícias

Trio é preso por violar sepultura e praticar necrofilia em cadáver de mulher no Mato Grosso do Sul

Três homens foram presos por invadirem um cemitério, violar uma sepultura e...

QuixadáÚltimas notícias

Mulher descobre gravidez ao dar entrada com dores e dá à luz na UPA em Quixadá

Região Central – Um caso inesperado e emocionante marcou a manhã deste...

NacionalÚltimas notícias

Oscar Schimidt, jogador conhecido como ‘Mão Santa’ e que popularizou basquete, morre aos 68 anos

O ex-jogador de basquete, Oscar Schimidt, morreu nesta sexta-feira (17), aos 68...