Lar Quixadá Diocese de Quixadá completa 55 anos de existência nesta quinta-feira (20)
QuixadáÚltimas notícias

Diocese de Quixadá completa 55 anos de existência nesta quinta-feira (20)

103
Catedral de Quixadá, símbolo da Diocese no município (Foto: arquivo RC)

Quixadá: A Diocese de Quixadá completa 55 anos de fundação e existência nesta quinta-feira, 20 de agosto. A data será lembrada com uma missa em ação de graças, na Sé Catedral de Quixadá.

Com início marcado para às 19h, a celebração será presidida pelo atual bispo da diocese, Dom Aurélio Pinto de Sousa, nomeado pelo então papa Francisco no último dia 10 de maio de 2023, e tendo tomado posse no dia 5 de agosto daquele mesmo ano.

Com vistas à comemorar a importante data, nos últimos dias a Diocese enviou convites especiais para autoridades locais e da região, além de representantes de comunidades e movimentos religiosos. A expectativa dos organizadores é que um grande público se faça presente.

A diocese de Quixadá foi criada em ato canônico no dia 13 de março de 1971 através da Bula Qui Summopere, no período dopontificado do Papa São Paulo VI, mas sua instalação de forma solene, só veio a ocorrer no dia 20 de agosto do mesmo ano, às 19 horas numa Concelebração Eucarística presidida por D. Humberto Mozzoni, Núncio Apostólico no Brasil.

O primeiro bispo foi Dom Joaquim Rufino do Rego, que antes da nomeação era sacerdote da Diocese de Oeiras e vigário de Picos no Piauí. Dom Aurélio é o quarto bispo da Diocese. Antes dele, passaram Dom Ângelo Pignolli, Dom Adelio e Dom Rufino.

Artigos relacionados

Eleições 2026Últimas notícias

Eleições 2026: veja como conseguir passagem gratuita para votar em outra cidade no Ceará

Eleitores cearenses que precisam viajar para outro município para votar no segundo...

QuixadáÚltimas notícias

Acidente envolvendo três veículos é registrado em Quixadá

Um acidente envolvendo três veículos foi registrado na manhã desta quinta-feira (22),...

PolicialÚltimas notícias

Suspeito de integrar grupo criminoso do Piauí é preso pela Polícia em Piquet Carneiro

Região Central: A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com apoio da...

Eleições 2026Últimas notícias

Eleições 2026: Defensoria aciona Justiça por transporte de eleitores em Canindé e Senador Pompeu

Eleições 2026: As prefeituras de Canindé e Senador Pompeu, no Sertão Central, foram...