Fim do mistério: a Agência Nacional do Petróleo (ANP), concluiu após uma série de testes, que o líquido viscoso preto encontrado em uma perfuração no quintal de um sítio em Tabuleiro do Norte, é mesmo petróleo em condição de “cru”.
A informação do resultado dos estudos e análises, que duraram cerca de três meses, foi divulgada pelo jornal Diário do Nordeste. Até então, os próprios técnicos da ANP quando visitaram o local, rejeitavam qualquer hipótese de que fosse petróleo.
O líquido foi encontrado no terreno que pertence ao agricultor Sidrônio Moreira, de 63 anos. Ele mora com a família em um sítio que fica distante cerca de 35 km da sede do município de Tabuleiro do Norte. O aposentado enfrentava sérios problemas com falta d’água e tinha feito um empréstimo de R$ 15 mil para contratar uma máquina para perfurar seu quintal e fazer um poço. Mas para a surpresa de Sidrônio, o líquido encontrado foi preto, viscoso, com cheiro de asfalto queimado.
O fato aconteceu em 2024 depois da perfuração do poço que tinha entre 30 e 40 metros. Técnicos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) visitaram o local e ficaram impressionados com o que viram, porque no Ceará a exploração de petróleo só costuma ocorrer em bacias petrolíferas que ficam há, pelo menos, 130 metros de distância.
Segundo o Diário do Nordeste, agora com o resultado, a ANP abriu um processo administrativo para examinar a área e uma possível inclusão do terreno a um bloco exploratório na Oferta Permanente de Concessão, principal modalidade atual de licitações de áreas para exploração e produção de petróleo e gás.
