Região Central: Minutos após o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) definir, a realização de eleições suplementares no município de Choró, grupos políticos já se mobilizam nos bastidores para formalizar suas chapas. o clima na cidade deve ser tenso nos próximos dois meses.
De acordo com o cronograma, as convenções partidárias para definição das candidaturas deverão ser realizadas entre os dias 23 e 25 de janeiro. Já o prazo final para o registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral encerra-se às 19h do dia 27 de janeiro de 2026.
Estarão aptos a participar da votação os eleitores que estiverem com a situação eleitoral regularizada e inscritos até 1º de outubro de 2025. Para disputar os cargos, os candidatos devem comprovar domicílio eleitoral no município por, no mínimo, seis meses antes da eleição, além de estarem filiados a partido político dentro do mesmo prazo, conforme estabelece a legislação eleitoral.
A propaganda eleitoral somente poderá ser iniciada a partir de 28 de janeiro de 2026, obedecendo às regras previstas na legislação vigente e nas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A eleição está marcado para o dia 1º de março, quando serão escolhidos prefeitos e vice-prefeitos para mandatos que seguem até 31 de dezembro de 2028.
Com a definição do calendário, partidos, candidatos e eleitores entram agora na fase de organização para mais um processo eleitoral que promete movimentar o cenário político local nos três municípios cearenses.
A norma também prevê que, em casos de fusão ou incorporação partidária ocorridos após esse período, será considerada válida a data de filiação ao partido de origem do candidato. Já aqueles que ocupam cargos que exigem afastamento deverão se desincompatibilizar em até 24 horas após a escolha em convenção, nos termos da Lei Complementar nº 64/1990.
A decisão ocorre após a cassação dos gestores eleitos em outubro de 2024, bem como de seus respectivos vices, em decorrência de determinações da Justiça Eleitoral. Com isso, o TRE-CE aprovou resoluções específicas estabelecendo o calendário e as regras que vão nortear o processo eleitoral nos três municípios.
