Lar Sertão Central 89% do transporte escolar de Choró é reprovado e coloca vidas em risco, aponta MPCE
Sertão CentralÚltimas notícias

89% do transporte escolar de Choró é reprovado e coloca vidas em risco, aponta MPCE

1.2k
Sinistro ocorreu entre as localidades de Grosso e Feijão, na zona rural de Choró (foto: divulgação)

Região Central: Um levantamento do Ministério Público do Estado do Ceará acendeu um alerta preocupante para pais e responsáveis de estudantes no município de Choró. De acordo com os dados, 89% dos veículos utilizados no transporte escolar foram reprovados em vistoria realizada pelo Detran-CE, colocando em risco a segurança de centenas de crianças e adolescentes.

Os números chamam atenção: apenas 3 veículos foram aprovados, enquanto 25 apresentaram irregularidades, o que corresponde a quase a totalidade da frota. Segundo o Ministério Público em seu painel digital de transporte escolar, as reprovações estão relacionadas principalmente a prazos de vistoria vencidos e problemas administrativos.

A situação se agrava ainda mais quando se observa a condição dos condutores. Apenas 57% dos motoristas estão aptos a dirigir transporte escolar. Os demais foram reprovados nos critérios exigidos ou sequer compareceram para a avaliação obrigatória.

Nos últimos meses, já foram registrados acidentes envolvendo veículos escolares no município, o que reforça a urgência de medidas efetivas para evitar uma possível tragédia. A combinação de veículos irregulares e motoristas não habilitados adequadamente aumenta significativamente o risco para os estudantes que dependem diariamente do serviço.

Apesar de Choró receber recursos milionários por meio do programa federal Caminho da Escola, a realidade encontrada aponta para possíveis falhas na gestão e fiscalização do uso do dinheiro público. Para especialistas, a situação exige resposta imediata das autoridades competentes, sob pena de danos irreparáveis à comunidade escolar.

Pais e moradores cobram providências urgentes, enquanto aguardam ações concretas que garantam a segurança no transporte dos alunos e a correta aplicação dos recursos destinados à educação.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Quinze pessoas são presas em operação contra furto de energia em Quixadá

Uma operação realizada na última quinta-feira (23) resultou na prisão em flagrante...

PolicialÚltimas notícias

Polícia conclui inquérito e indicia quatro pessoas por vazamento de vídeo íntimo com adolescente

A Polícia Civil do Ceará concluiu as investigações sobre o caso de...

CearáÚltimas notícias

Motociclista bate em barreira de proteção, cai na pista e morre atropelado por carreta

Um motociclista morreu na madrugada desta sexta-feira (24) após um grave acidente...

Sertão CentralÚltimas notícias

Velório do padre Sebastião acontece em Ibaretama e cortejo sairá às 15h com destino a Quixadá

Região Central: O corpo do padre Sebastião Firmiano da Silva está sendo...