Lar Ceará 26 pessoas são resgatadas de trabalho escravo em canteiro de obras no Ceará
CearáÚltimas notícias

26 pessoas são resgatadas de trabalho escravo em canteiro de obras no Ceará

73

Auditores-fiscais do Trabalho resgataram 26 trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão em um canteiro de obras localizado no município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. A operação foi realizada no último dia 23 de junho e teve os detalhes divulgados nesta terça-feira (1º).

De acordo com a fiscalização, os trabalhadores atuavam na construção de um empreendimento residencial horizontal e viviam em alojamentos com condições degradantes. Durante a inspeção, foram identificados problemas como superlotação, calor excessivo, ausência de privacidade, instalações sanitárias inadequadas, falta de espaço para guardar pertences, ligações elétricas improvisadas e inexistência de local apropriado para refeições.

As investigações apontam que os trabalhadores foram recrutados nos municípios de Marco, Massapê, Beberibe, Amontada e Fortaleza. Após serem levados ao local da obra, passaram a depender da estrutura fornecida pela empresa para moradia, alimentação e permanência no canteiro.

Após o resgate, os empregados foram afastados das atividades e encaminhados para receber as verbas rescisórias, além de serem habilitados ao seguro-desemprego destinado a trabalhadores resgatados. Eles também passaram a contar com atendimento da rede de assistência social.

Segundo a equipe de Inspeção do Trabalho, cerca de R$ 216 mil foram pagos em verbas rescisórias aos trabalhadores no dia 30 de junho. A indenização por danos morais individuais ainda será discutida entre as partes.

Durante a operação, os auditores também constataram irregularidades que representavam grave risco à segurança dos funcionários, incluindo problemas em máquinas e andaimes, o que motivou a interdição imediata desses equipamentos.

A ação foi realizada pela Auditoria-Fiscal do Trabalho com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Polícia Federal (PF) e da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará.

Artigos relacionados

QuixeramobimÚltimas notícias

Uma vila, uma República e Antônio Conselheiro: a história de Quixeramobim aos 237 anos

Quixeramobim celebra nesta sexta-feira (14) seus 237 anos de história, em uma...

PolicialÚltimas notícias

Policial civil é preso por tentar matar homem com tiro na cabeça no Ceará

Um policial civil de 44 anos foi preso em flagrante na madrugada...

Sertão CentralÚltimas notícias

Famílias realizam o sonho da casa própria em Ibaretama

A noite da quarta-feira (12) foi marcada por muita emoção na localidade...

Eleições 2026Últimas notícias

Pesquisa Datafolha/O Povo para Senado no Ceará mostra Cid e Cap. Wagner tecnicamente empatados

Eleições 2026: Nova rodada da pesquisa Datafolha para o Senado no Ceará,...