MPCE ajuíza ação para que Prefeitura de Choró realize concurso público no prazo de seis meses

compartilhar no:
Prefeitura Municipal de Choró tem mais contratados do que concursados (foto: arquivo RC)

Região Central: O Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou ação, nesta segunda-feira, 03, para que a Prefeitura de Choró realize concurso público no prazo de 180 dias.  Foi comprovado mais prestadores de serviços do que concursados, o que motivou a ação.

No ano passado, a Promotoria de Justiça Vinculada de Choró instaurou procedimento administrativo para acompanhar, cobrar e fiscalizar a realização de concurso público no município. Oficiada, a prefeitura informou que, em julho de 2024, havia 339 servidores efetivos, 74 comissionados e 277 temporários. Portanto, o número de servidores contratados supera o de concursados.

À Promotoria de Justiça Vinculada de Choró, o município informou que o último concurso ocorreu há mais de 20 anos e que somente parte dos servidores temporários é contratada por seleção pública. Além disso, há temporários exercendo funções de forma permanente, o que contraria a legislação, ou atendendo a interesses políticos. O MP buscou solução por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Porém, a prefeitura não aceitou firmar o acordo.

A Ação Civil Pública foi ingressada pelo promotor de Justiça Aureliano do Nascimento Barcelos que solicitou em caráter liminar, que o município faça um levantamento de todos os cargos ocupados por servidores temporários de forma irregular, que a Secretaria Municipal da Saúde levante os dados no âmbito da saúde e que o município deflagre processo para realização de concurso público, incluindo contratação da empresa para realizar o certame e publicação do edital, em 180 dias. O MP pede ainda que os temporários irregulares sejam substituídos pelos aprovados no concurso.

Em caso de descumprimento da decisão judicial, o Ministério Público pede aplicação de multa diária de R$ 10 mil.

Choró está sendo administrativo pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo George Saraiva, o “Paulinho” (PSB), desde o primeiro dia do ano, em respeito à ordem judicial.