Prefeito de Choró Marcondes Jucá e demais investigados devem ser soltos nas próximas horas

compartilhar no:
Prefeito de Choró, Marcondes Jucá está preso desde o dia 22 de outubro (foto: arquivo RC)

Região Central: O prefeito de Choró, Marcondes de Holanda Jucá será solto neste domingo (01), após cumprir dez dias de prisão temporária na Delegacia de Capturas, na cidade de Fortaleza. Em depoimento nesta sexta-feira, 29, na sede da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública-PROCAP, o gestor chorou muito e implorou para responder o processo em liberdade. O pedido de prisão ocorreu em maio de 2024, mas somente em novembro foi deferido pela justiça.

O Coordenador da PROCAP, Francisco Rinaldo de Sousa Janja, resolveu não pedir a prisão preventiva do prefeito afastado, bem como de João Vitor Freitas Sindeaux e Carlos Alberto Queiroz Pereira. O Procurador de Justiça destaca que a execução da prisão e dos respectivos mandados de buscas e apreensões deu-se no dia 22 e 23 de novembro de 2024, onde houve arrecadação de farto material probatório, dentre eles, aparelhos celulares e documentos em geral.

Dessa forma, verificada a complexidade da causa e a quantidade de investigados envolvidos, há, ao ver do Ministério Público, a necessidade de se estabelecer medidas cautelares diversas da prisão após o encerramento do prazo da Prisão Temporária.” Escreveu o membro do MPCE, requerendo que os investigados sejam proibidos de manter contato com os demais investigados e testemunhas do processo, proibição de ausentar-se do Estado do Ceará ou para outro país e recolhimento domiciliar no período noturno.

Matérias Relacionadas a operação Ad Manus

Polícia Federal cita que apreendeu celular jogado ao lado da residência de Marcondes Jucá 
Desembargadora prorroga por mais cinco dias prisão temporária do prefeito de Choró
Diretório do PT de Choró expulsa Marcondes Jucá da legenda após operação do Ministério Público 
Câmara Municipal de Choró realiza posse do vice-prefeito e de três vereadores 
Crise: Vice-prefeito de Choró será empossado nesta segunda-feira, 25, e poderá renunciar ao cargo
Prefeito de Choró Marcondes Jucá é preso e afastado em operação que cumpriu 35 mandados judiciais
Prefeito de Choró, Marcondes Jucá, é afastado do cargo em operação do MPCE nesta sexta-feira (22)

A Procuradoria de Justiça de Crimes contra a Administração Pública (Procap), com apoio das Polícias Civil e Federal, deflagrou, na no dia 22 de novembro, a Operação “Ad Manus”. Durante a ação, foram presos e afastados das funções, por 180 dias, o atual prefeito Marcondes Jucá e o servidor João Victor, da Secretaria de Transporte do município.  35 mandados de busca e apreensão forma cumpridos nas cidades de Canindé, Choró, Quixadá e Madalena contra os investigados. Os alvos são vereadores, servidores públicos, ex-secretários municipais e empresários da região suspeitos de praticarem atos ilícitos em contratos de prestação de serviço de abastecimento de veículos da Prefeitura de Choró.