Guarda Civil de Quixadá salva criança de três anos que estava engasgada com bombom

compartilhar no:
Equipes da Guarda Civil de Quixadá em atuação (Foto: Sub. Inspetor Moisés/arq. pessoal)

Quixadá: Uma criança de três que estava engasgada, foi salva por equipes da Guarda Civil Municipal de Quixadá. A equipe usou um procedimento padrão de salvamento em casos de engasgo, e conseguiu que a criança expelisse um bombom que impedia que ela respirasse.

O caso aconteceu na noite da última Sexta-feira (1º). Os agentes faziam um patrulhamento próximo ao depósito do DMT, que fica no bairro Planalto Universitário. “Ao fazermos o patrulhamento, nos deparamos com a família da criança engasgada. A equipe estava passando (e a família pediu ajuda) assim que dobramos na Basílio Pinto”, relata o subinspetor Moisés, da GCM.

Familiares que tentavam socorrer a criança disseram aos agentes que ela havia se engasgado com um bombom. A equipe agiu rapidamente e utilizou a famosa Manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros que ajuda a desobstruir as vias respiratórias superiores quando uma pessoa está engasgada.

A equipe que fazia o patrulhamento e conseguiu salvar a criança era formada pelo subinspetor Moisés, e os agentes Dalianea, Eliton e Cleilson. O fato aconteceu próximo das dez da noite. A família ficou emocionada após a criança expelir o bombom e conseguir voltar a respirar novamente.

Em 2023,data do dado mais recente disponível, o Brasil teve um número elevado de crianças engasgadas, com mais de 200 mortes. O Ministério da Saúde estima que pelo menos 2.000 pessoas morreram engasgadas no país, sendo que a maioria era bebês ou idosos.