Região Central: Seis funcionários da prefeitura de Itatira foram presos nessa terça-feira (17), em uma Operação do Ministério Público do Ceará (MPCE) de combate à crimes financeiros. Entre os presos estão a secretária de Finanças, o controlador do Município e um ordenador de despesa da prefeitura.
De acordo com o Ministério Público, 0s investigados são suspeitos de agir de forma combinada para facilitar desvios de verba, pagamentos indevidos e fraudes em processos licitatórios. “As evidências apontam para a existência de associação criminosa dedicada a práticas de crimes contra administração pública do município de Itatira”, disse o promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Canindé.
A operação foi desencadeada após investigações que revelaram indícios de uma rede de corrupção e desvio de recursos públicos, envolvendo as fraudes nas licitações e contratações públicas, além de lavagem de dinheiro. Além das prisões, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em diversos locais da cidade.
Na ocasião, foram apreendidos objetos, uma arma de fogo e R$ 60 mil na residência da secretária de Finanças do município. A operação teve o objetivo de reunir provas adicionais e garantir a completa responsabilização dos envolvidos.
O nome da operação refere-se a uma expressão de origem árabe que significa “sob a lança”, o que quer dizer que debaixo da lança nada deveria ser oculto.