Eleições 2024: A Justiça Eleitoral indeferiu, até o momento, oito candidaturas de vereadores que pretendiam disputar o cargo em municípios do Sertão Central. Os dados são do sistema de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os indeferimentos foram julgados em Banabuiú, Caridade, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu. Esta última foi a que concentrou o maior número de impugnações: três, no total. Quixeramobim teve duas candidaturas impugnadas. Os demais três municípios tiveram uma candidatura impugnada, cada.
Elialdo Rodrigues (MDB) que concorria em Senador Pompeu, foi barrado por ausência de condições de elegibilidade, e também porque não apresentou a quitação eleitoral. Martinha do Centro de Defesa (PDT) teve o indeferimento por inelegibilidade infraconstitucional. Foi a mesma situação de Adelma Teixeira (PT), que também não apresentou a quitação eleitoral.
Em Quixeramobim a situação que resultou no indeferimento dos candidatos Wagner Teixeira e Taynara, ambos pelo Democracia Cristão, foi a mesma: eles eram considerados inelegíveis.
Em todo o Ceará, de acordo com o TSE, foram registradas 12.112 candidaturas para vereador. Deste total, 84 candidaturas já foram indeferidas.
O dia 16 de setembro é o prazo máximo para que todos os pedidos de registro – inclusive os impugnados e os respectivos recursos – sejam julgados pelas instâncias ordinárias e para que as respectivas decisões sejam publicadas.