Eleições 2024: as urnas que os eleitores vão votar para escolher os próximos vereadores e prefeitos, no dia 6 de outubro, já estão sendo enviadas para as zonas eleitorais no interior do Estado. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), a previsão é de que a logística seja concluída até dia 30 de agosto.
Ao todo, são 25.600 urnas eletrônicas que estão sendo transportadas de Fortaleza para os oito Centros de Armazenamento e Manutenção de Urnas Eletrônicas (CAMU), que ficam em Ibiapina, Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Sobral e Tauá, municípios considerados estratégicos, de onde a distribuição para as demais 109 zonas eleitorais acontece, posteriormente.
De acordo com o TRE-CE, cerca de 20 profissionais são envolvidos diretamente no envio das urnas, que acontece com um forte e rigoroso esquema de segurança. Os caminhões são trancados, lacrados, e acompanhados por escoltas, e monitorados pela Polícia Judicial com o apoio das Forças de Segurança, garantindo a integridade dos equipamentos até sua chegada às zonas eleitorais.
O TRE-CE também já começou a tratar do esquema de segurança que deve acontecer nos municípios. Por costume, as eleições para prefeito e vereador costumam ser marcadas por ânimos mais acirrados. Por isso, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) já está traçando um plano de reforço no quantitativo de PMs que deverão reforçar o esquema de segurança.