Região Central: O município de Deputado Irapuan Pinheiro ficou na terceira colocação nacional, num ranking que mede as melhores notas dos anos finais da educação fundamental pelo Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados são relativos aos ano de 2023.
Com média 8,8, o município fica atrás apenas de Pirei Fereira, que terminou o ano de 2023 com média 3,2 e Santana do Mundaú, município de Alagoas, que teve o maior Ideb nacional dos anos finais: 9,3.
No ranking dos dez municípios do país com as dez melhores notas do Ideb em anos finais de 2023, o Ceará aparece com seis municípios. Além de Deputado Irapuan Pinheiro e Pires Ferreira, ocupam a lista os municípios de Catunda (8,4), Ararendá (8,3), Novo Oriente (8,2), Sobral (7,9) e Jijoca de Jericoacoara (7,8).
O balanço foi divulgado nessa quarta-feira (14) pelo ministério da educação. No ranking que mede o melhor índice do Ideb nos anos iniciais, entre os dez municípios brasileiros na lista, Pires Ferreira aparece no topo, com nota 10.
Quando avaliados o Ensino Médio tradicional e o Ensino Médio integrado à Educação Profissional, o Ceará tem o terceiro melhor Ideb, com 4,6, junto com Pernambuco. Espírito Santo e Goiás lideram (4,8), e Paraná está na segunda posição (4,7). A média do Brasil foi (4,1).